Hoje, às 10h02 regista-se o solstício de inverno e por isso esta segunda-feira é dia é o mais curto do ano. O sol nasceu às 07:51:19 horas e pôr-se-á às 17:18:23 horas em Lisboa, assim a duração do dia será de 09:27:04 horas. A boa noticia é que a partir de hoje os dias ficam maiores o que leva a acreditar que “a luz vence a escuridão”.
O Solstício de Inverno marca o início da estação no hemisfério norte (a mais fria apesar da Terra vir a estar o mais perto do sol a 2 de janeiro). O sol neste dia de solstício estará o mais baixo possível no céu e aquando da sua passagem meridiana atingirá a altura mínima de 28° .
PUBLICIDADE
Em várias culturas , o solstício de inverno era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com o Natal das religiões cristãs. O solstício de inverno simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão. Festas das mitologias persa e hindu reverenciavam as divindades de Mitra como um símbolo do “Sol Vencedor”, marcada pelo solstício de inverno.
A cultura do Império Romano incorporou a comemoração dessa divindade através do Sol Invictus. Com o enfraquecimento das religiões pagãs, a data em que se comemoravam as festas do “Sol Vencedor” passaram a reverenciar o Natal, numa apropriação destinada a incorporar as festividades de inúmeras comunidades recém-convertidas ao cristianismo.
Para este dia pequeno o IPMA prevê céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva fraca ou chuvisco, vento em geral fraco do quadrante sul, soprando moderado (20 a 30 km/h) no litoral a norte do Cabo Carvoeiro, e moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas.
Neblina ou nevoeiro temporário, persistindo ao longo do dia em alguns locais, em particular do interior. Pequena subida da temperatura mínima.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.