Saúde

“Heróis da Lua Crescente” quer transformar vida de crianças e jovens com doenças genéticas

António Alves | 1 hora atrás em 11-02-2025

A Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias (APPDH), com delegação em Coimbra, quer que os portadores desta doença sejam vistos de forma diferente pela sociedade.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Para tal, vai lançar no próximo dia 27 de fevereiro o projeto “Heróis da Lua Crescente”. Segundo a responsável Joana Ramos, trata-se de uma iniciativa candidatada pela associação ao Portugal Inovação Social e que obteve financiamento.

Nos próximos 18 meses (ano e meio), será realizado “um documentário, aprender como é que se faz rádio, a pintura do mural e trabalhos manuais para expressarem de forma artística aquilo que às vezes (estes doentes) não conseguem expressar por palavras”.

“No fundo, o que queremos é que eles se sintam mais capazes, que ganhem vocabulário para falar sobre a sua doença e sobre as suas necessidades e que sintam que consigam fazer tantas coisas como as outras pessoas”, referiu ao Notícias de Coimbra.

Refira-se que a hemoglobinopatia é uma doença genética que consiste em alterações nos glóbulos vermelhos.

“Manifesta-se a partir dos 7 meses de idade e há alterações nos glóbulos vermelhos que, em vez de serem redondos e flexíveis para passar em todos os vasos sanguíneos, ficam em forma de lua crescente e rígidos e às vezes dão entupimentos nos vasos sanguíneos com diversas consequências”, disse Joana Ramos.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Joana Ramos

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE