Zé dos Telhados, conhecido por muitos como o Robin dos Bosques português, tinha o costume de roubar aos ricos para dar aos pobres. Esta fama tornou-o um dos mais famosos salteadores do período pós-guerra civil, que colocou absolutistas e liberais em confronto na primeira metade do séc. XIX.
José Teixeira da Silva, nasceu na aldeia de Telhado, em Penafiel e, mais tarde, decidiu alistar-se nos Lanceiros de Lisboa, envolvendo-se na guerra civil. José estava do lado dos absolutistas e, após a derrota desta facção, acabou por sair do país. Mais tarde voltou ao país, onde se destacou na Batalha de Valpaços, ao salvar a vida a Sá da Bandeira, o que lhe valeu a condecoração com a Ordem Militar da Torre e Espada, Valor, Lealdade e Mérito.
Só após ganhar esta condecoração é que conseguiu casar com a sua prima, do qual veio a ter cinco filhos. Segundo se sabe, o seu primeiro crime aconteceu porque este não tinha dinheiro para sustentar os filhos. A partir daí, assumiu a liderança de uma quadrilha responsável por vários assaltos no norte de Portugal, altura em que começa a ser conhecido por Zé do Telhado e em que conquista a admiração popular.
PUBLICIDADE
Numa das investidas, avança a Vortex Mag, um dos elementos da quadrilha acaba por matar um criado, o que leva a que o bando comece a ser procurado com mais insistência pelas autoridades, e Zé do Telhado acabe por ser preso a bordo de um navio. É na prisão que conhece Camilo Castelo Branco que lhe consegue livrar da pena de morte.
Zé do Telhado acabou por ficar na memória do povo como o Robin dos Bosques Português. A verdade é que não se sabe muito bem como tudo aconteceu, o que nos resta é apenas a lenda deste ladrão que ajudava os pobres.
Related Images:
PUBLICIDADE