Primeira Página
Hannah. É assim se chama a bebé número 5.000 que nasceu este ano em Coimbra
Hannah. É assim eu se chama a bebé número 5.000 que nasceu na Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra este ano, na Maternidade Daniel de Matos. É um número raro: a última vez que a instituição ultrapassou a barreira dos 5.000 bebés num ano foi há 12 anos, em 2012.
Maria Juliana, a mãe de Hannah, frisa que ter tido o bebé número 5.000 de Coimbra “é muito especial: vai ser uma história bonita para lhe contar, um dia”. Hannah é a terceira filha de Maria Juliana, que já tinha um menino e uma menina e, confessa, “quer ter mais”.
PUBLICIDADE
Para Teresa Almeida Santos, Diretora do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia, Reprodução e Neonatologia, o facto de Coimbra ter ultrapassado os 5.000 bebés “reflete um ano de muito trabalho de todas as equipas de ambas as maternidades”. “Estamos felizes e muito motivados para continuar a ajudar as nossas Mães a ter os seus bebés com saúde, de forma feliz e bem acompanhada”. “Um ano com tantos bebés é um sinal de esperança”, conclui.
Hannah nasceu no dia 20 de dezembro, pelas 1H07, com 3,535 Kg e 50 centímetros. A família reside em Coimbra. Neste momento, a ULS de Coimbra já ultrapassou os 5.040 bebés.
Apesar de ser a unidade com o maior número de partos, a ULS de Coimbra mantém uma percentagem de partos por cesariana de 27%. “Este é o melhor resultado nacional para uma maternidade diferenciada e é demonstrativo da qualidade das equipas de Saúde da ULS de Coimbra”, destaca Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, acrescentando: “o facto de chegarmos ao bebé 5.000 nascido na nossa instituição é especialmente significativo num ano em que – apesar dos muitos desafios para a Obstetrícia no país e, especialmente, na nossa Região – sempre respondemos às necessidades das mulheres de vários pontos do país. Estamos muito orgulhosos das nossas equipas e do trabalho delas, que honra o Serviço Nacional de Saúde”.
Related Images:
PUBLICIDADE