Saúde
Há vantagens em não dormir com cuecas
Dormir sem roupa interior está diretamente ligado a preferências pessoais, conforto e bem-estar, intimidade e outros detalhes que dizem respeito a cada um. Há, porém, evidências que mostram que não faz mal à saúde. Bem pelo contrário, a vários níveis e por diversas razões. Até ajuda a perder peso.
Cláudia Vinagre, ginecologista no Hospital Cruz Vermelha, em Lisboa, refere que os dados científicos são parcos e limitados quanto aos efeitos de dormir nu ou sem roupa interior. “No entanto, alguns estudos sugerem benefícios no sono, saúde reprodutiva, intimidade com o parceiro e autoestima”, adianta.
“Entre as principais vantagens destaca-se a qualidade do sono. Não usar roupa interior pode causar uma maior sensação de liberdade de movimentos, durante a noite, bem como manter a temperatura corporal baixa, que são dois facilitadores de um sono mais profundo e reparador”, afirma Fernando Mesquita, psicólogo clínico e sexólogo.
Alexandra Osório, dermatologista da Fisiogaspar, fala disso também. Corpo menos quente, uma noite melhor. “Em épocas de grande calor, a qualidade do sono melhora se o corpo ficar mais fresco, é mais fácil adormecer e atinge o nível mais profundo mais facilmente. E não se acorda tantas vezes”, sublinha.
Estudado e comprovado. A temperatura ideal para dormir é entre 15 e 20 ºC. Quanto mais roupa, mais calor.
Alexandra Osório realça as vantagens para a pele que respira melhor sem roupa íntima na hora de dormir. “É mais fácil evitar que algumas regiões da pele permaneçam húmidas por muito tempo, como entre os dedos, nas virilhas, na nuca, debaixo das mamas”, especifica. Há uma explicação óbvia. “Evitando a humidade, é possível evitar o desenvolvimento excessivo de fungos e bactérias que vivem na nossa pele e que podem causar problemas como aumento do prurido, agravamento das lesões existentes na pele, desenvolvimento de intertrigo nas virilhas e do pé de atleta ou simplesmente sudâmina”, indica.
Há mais vantagens. A zona genital agradece descansar sem cuecas. “Ao não usar pijama ou roupa interior, durante o sono, existe uma maior ventilação na zona genital que poderá ajudar a prevenir algumas infeções fúngicas, como é o caso da candidíase”, destaca Fernando Mesquita. “Além disso, diversos estudos têm referido que homens que dormem com pijama ou roupa interior justa apresentam uma qualidade de sémen inferior aos que têm os testículos mais frios”, acrescenta o psicólogo e sexólogo.
A candidíase é um problema que incomoda e a saúde reprodutiva da mulher sofre com isso, pode ler-se na Notícias Magazine.
Cuecas e fertilidade masculina, sim, há aqui uma relação. A dermatologista lembra que os testículos devem estar a uma temperatura ideal, mais frescos, para, explica, “manter os espermatozoides banhados por um sémen com características ideais para a fertilidade”. “Desta forma, ao dormir nu, os testículos ficam numa temperatura mais baixa, podendo aumentar a produção de esperma e, indiretamente, a fertilidade masculina.”
Tapar não faz bem. “As áreas genitais, ao contrário do que se pensa, devem arejar”, comenta Alexandra Osório. Nas zonas mais ventiladas e menos húmidas, há menos hipóteses de aparecimento e multiplicação de estirpes mais resistentes e incómodas para a área genital.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE