Extra

Há uma música que não lhe sai da cabeça? Esta é a razão

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 10-10-2024

Sabe aquela música que ouviu e que agora não lhe sai da cabeça? Dá por si a cantarolar, mesmo que nem sequer goste muito da canção. O fenómeno em que uma música fica presa na nossa cabeça chama-se “verme do ouvido”.

PUBLICIDADE

O médico Steven Gordon, da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos da América explica sobre a forma como acontece e como tirar a canção da cabeça.

Um verme do ouvido acontece quando temos a “incapacidade de desalojar uma canção e impedir que ela se repita” na nossa cabeça, diz Gordon.

PUBLICIDADE

Os vermes do ouvido são tipicamente fragmentos de música, com cerca de 15 a 30 segundos de duração, ouvidos internamente e repetidos. Segundo Gordon, as pesquisas mostram que até 98% da população ocidental já teve vermes de ouvido. São totalmente normais para a maioria das pessoas, embora nalguns casos possam estar ligados à ansiedade e à perturbação obsessiva compulsiva, pode ler-se na Men’s Health.

Estão quase sempre ligados a uma memória subconscientemente despoletada por emoções, uma associação ou apenas por ouvir uma melodia.

PUBLICIDADE

O especialista refere que, para algumas pessoas, ouvir a canção que está na cabeça pode ajudar a tirá-la da mente, mas para outras, mastigar pastilha elástica, ouvir rádio e trabalhar num puzzle pode ajudar a ocupar a mente. No entanto, não existe investigação que prove definitivamente que estes métodos são eficazes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE