A doença celíaca é uma condição autoimune crónica que surge quando o sistema imunitário reage de forma anormal à presença de glúten. Ou seja, um conjunto de proteínas estruturais presentes no trigo, centeio e cevada.
Para quem vive com esta patologia, ingerir alimentos como pão, massas ou bolos pode causar sintomas como inchaço abdominal, dores, diarreia, prisão de ventre, refluxo e, por vezes, vómitos.
A única forma conhecida de evitar estes sintomas tem sido manter uma dieta totalmente isenta de glúten, escreve o site Leak.
PUBLICIDADE
De acordo com o SNS 24, “quem tem esta doença, desencadeia uma série de respostas do sistema de proteção do nosso organismo (sistema imunológico) contra o próprio intestino após ingestão de glúten, que modificam a sua camada interna da parede do intestino (mucosa).
Quando não tratada, a doença celíaca aumenta o risco de complicações sérias, como o desenvolvimento de cancro do cólon, doenças cardiovasculares, anemia, osteoporose, atrasos no crescimento, problemas reprodutivos e perturbações neurológicas.
PUBLICIDADE