Saúde

Há um tempo para estar sentado na sanita e não deve levar o telemóvel! (dizem os cientistas)

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 21-11-2024

Usar o telemóvel enquanto se está na sanita é um hábito que muitos têm, porém pode fazer mal.

Uma viagem que pode demorar minutos facilmente transforma-se em “horas”.

PUBLICIDADE

Os especialistas alertam: tal tem sido associado a um risco acrescido de hemorróidas e enfraquecimento dos músculos pélvicos, afirma Lai Xue, cirurgião colorrectal do Centro Médico Southwestern da Universidade do Texas, em Dallas, nos Estados Unidos.

“Quando os pacientes me apresentam queixas, uma das principais áreas que temos de aprofundar é a de passar muito tempo na casa de banho”, conta Xue.

As pessoas devem passar uma média de cinco a 10 minutos na sanita, de acordo com Farah Monzur, professor assistente de medicina e diretor do Centro de Doenças Inflamatórias Intestinais da Stony Brook Medicine em Long Island, Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A gravidade mantém-nos no chão, mas essa mesma gravidade também força o corpo a trabalhar mais para bombear o sangue de volta para o coração, explica.

O assento aberto da sanita, de forma oval, comprime as nádegas, mantendo o reto numa posição mais baixa do que se estivesse sentado no sofá. Com a gravidade a puxar a metade inferior do corpo para baixo, o aumento da pressão afeta a circulação sanguínea.

PUBLICIDADE

publicidade

Como resultado, as veias e os vasos sanguíneos que rodeiam o ânus e a parte inferior do reto aumentam de tamanho e ficam cheios de sangue, aumentando o risco de hemorróidas.

“Hoje em dia, assistimos a um aumento do número de pessoas que passam mais tempo na sanita, o que não é muito saudável para os órgãos anorrectais e para o pavimento pélvico”, acrescenta.

Os músculos do pavimento pélvico são outro tipo de músculo enfraquecido pela permanência prolongada na sanita, pode ler-se na CNN Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE