Portugal
Há novas regras para quem anda de mota. Saiba quais
As regras para circular de mota vão mudar. No dia 5 de dezembro o Parlamento aprovou, com votos a favor da maioria das bancadas, várias resoluções do PSD dedicadas à categoria destes veículos de duas rodas.
Entre as medidas, está a resolução que determina que as motas com cilindrada superior a 125 centímetros cúbicos sejam dispensadas de realizar a inspeção periódica obrigatória. A proposta apresentada pelo PSD prevê ainda que os motociclistas possam circular em faixas BUS, a redução do do Imposto Único de Circulação (IUC) para motas e a criação de uma classe própria nas portagens.
PUBLICIDADE
Apesar da lei ter sido criada em 2012 (obrigava as motas com cilindrada superior a 125 centímetros cúbicos a inspeções periódicas obrigatórias), nunca entrou em vigor e o último governo tinha anunciado que a legislação entraria em funcionamento em janeiro de 2025.
Algumas das medidas podem implicar alterações no Código da Estrada, como é o caso da possibilidade de circulação em faixas BUS.
A redução do Imposto Único de Circulação (IUC) para motociclos e a criação de uma classe própria nas portagens para estes veículos foram aprovadas na generalidade por unanimidade, pode ler-se no Correio da Manhã.
Related Images:
PUBLICIDADE