Saúde

Dois tipos de chá que temos em casa que reduzem o risco de cancro e ataques cardíacos

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 13-04-2023

Cerca de 70% do nosso organismo é constituído por água. Por isso, não é de espantar que beber água seja fundamental para uma alimentação saudável e equilibrada.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Segundo Ana Sofia Amaral, nutricionista que colabora com a Auchan, “quando o consumo de água se torna difícil por alguma razão, os chás e as infusões (bebidas à base de outras ervas e plantas que não o chá) são uma ótima alternativa, já que dão sabor e benefícios extra à nossa hidratação.”

A profissional reuniu vários benefícios do consumo de chás e infusões:

1.Hidratação: segundo alguns estudos,  são fontes de hidratação por excelência logo a seguir à água. As recomendações para o seu consumo variam entre 1 a 2 chávenas por dia, dependendo do tipo de chá ou infusão e o efeito pretendido.

2.Antioxidantes: o chá branco e o chá verde ajudam a combater o envelhecimento, graças ao seu conteúdo em polifenóis e fitoquímicos.

3.Estado de alerta: embora tenha menos cafeína que o café, o chá verde promove a energia durante um período de tempo mais longo, auxiliando também na produtividade.

4.Anti-infecciosos: os taninos presentes no chá (verde e preto) apresentam características antivirais e antibacterianas.

5. Cancro e ataques cardíacos: em especial, os compostos do chá verde e do chá preto podem apresentar um papel protetor, pois reduzem o risco de cancro e de ataques cardíacos.

6.Dentes: o chá verde contribui para o endurecimento do esmalte dentário e protege contra bactérias indutoras de cáries, explica a nutricionista.

7. Doenças neurológicas: os polifenóis do chá verde e do chá branco podem ajudar a reverter o processo de oxidação na manutenção de algumas estruturas do cérebro, regulando o processo de aprendizagem e de memória.

8. Stress e insónia: nomeadamente as infusões de camomila e flor de laranjeira, que originam efeitos promotores de relaxamento.

9. Digestão: os baixos níveis de taninos presentes na infusão de Rooibos fazem com que esta não interfira na absorção de nutrientes essenciais, seja menos adstringente, e não prejudique a digestão, motivo pelo qual é tão apreciada após as refeições.

10. Calorias: por si só, o chá não tem calorias, o mesmo sucedendo com a maioria das infusõesO seu consumo pode ser recomendável para situações de perda de peso, em substituição de bebidas açucaradas e em substituição da água.

O chá-preto e o chá-verde parecem ser os verdadeiros aliados do nosso sistema. O chá-preto é uma bebida muito famosa por ajudar a emagrecer. O que pouca gente sabe é que eles são feitos a partir da planta Camellia sinensis. Para além de ajudar na dieta, protege o cérebro e previne doenças cardiovasculares, pois auxilia a controlar o colesterol. Além disso, a cafeína tem influência na dilatação dos vasos sanguíneos e evita ataques cardíacos.

Segundo o estudo “Green tea and coffee consumption and all-cause mortality among persons with and without stroke or myocardial infarction”, os investigadores concluíram que os participantes que beberam chá verde, sobreviventes de AVC, consumiam pelo menos sete chávenas de chá verde por dia”, tendo baixado o risco de todas as causas de mortalidade em aproximadamente 62%.”

Em caso de gravidez, alguma patologia como a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares ou qualquer outra dúvida, consulte um médico ou nutricionista antes de consumir algum tipo de chá ou infusão

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE