Coimbra

Há Chanfana na Capital

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 21-04-2016

O Município de Miranda do Corvo irá promover a gastronomia local com a Semana “Miranda do Corvo – Capital da Chanfana”, de 23 de abril a 1 de maio, com vista a atrair ainda mais visitantes de todo o país ao concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

chanfana miranda

Miguel Baptista, Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo vê esta semana como “uma forma de atrair ainda mais visitantes ao concelho, sendo a chanfana o ‘ex libris’, mas aproveitando para mostrar também todo o potencial do concelho ao nível gastronómico, turístico e cultural.”

O percurso turístico “Rota da Chanfana”, lançado a 26 de setembro do ano transato, terá um papel determinante durante a semana gastronómica por “ser uma marca âncora entre a gastronomia, alojamentos, atividades culturais e desportivas, para além dos produtos endógenos”, realçou o autarca.

Ao longo de toda a semana gastronómica irão realizar-se várias iniciativas e atividades.

No dia 24 de abril, no Vale do Açor, irá realizar-se a 13ª Maratona de BTT “Rota da Chanfana”. No mesmo dia decorrerão três espetáculos: pelas 15h30, irá atuar o grupo musical “Sons do Mondego”, na Praça José Falcão; pelas 21h00, o grupo de teatro Thíasos, da Faculdade de Letras de Coimbra, irá apresentar a sua peça “As Rãs de Aristófanes”, no Mosteiro de Santa Maria de Semide; por fim, pelas 21h30, a Casa das Artes recebe o concerto do grupo “Há Música na Aldeia”.

No dia 25 de abril, comemora-se o Dia da Liberdade, na Praça José Falcão, com o hastear da bandeira, pelas 10h15; uma sessão solene no Auditório dos Paços do Concelho, às 10h30; e com as celebrações a serem finalizadas com o concerto da Filarmónica do Grupo Recreativo Mirandense, com início marcado para 11h30. Em Semide e Senhor da Serra, entre as 10h00 e as 14h00, haverá uma prova de carros de rolamentos e trikes.

Entre os dias 26 e 29 de abril, irá decorrer um passeio pelo percurso turístico da “Rota da Chanfana”, entre as 9h00 e as 17h00, com cada dia a ser destinado a uma freguesia (Miranda do Corvo – 26 de abril; Vila Nova – 27 de abril; Lamas – 28 de abril; Semide e Rio de Vide – 29 de abril). Todos os interessados que desejarem participar no passeio terão de se inscrever na sua Junta de Freguesia ou no Posto de Turismo de Miranda do Corvo.

A 27 de abril, no Mercado Municipal, realiza-se o Mercadinho das Delícias da Chanfana. No dia 29 e destinado para alunos do Centro Educativo de Miranda do Corvo, decorrerá a atividade lúdica “A Nossa Chanfana é Fixe”.

No penúltimo dia, 30 de abril, haverá o XIII Capítulo da Real Confraria da Cabra Velha. Pelas 16h00 do mesmo dia, realiza-se o Encontro de Escolas “Rota da Chanfana” de Natação, nas Piscinas Municipais. Às 21h00, no Mosteiro de Santa Maria de Semide, heverá um Encontro de Coros.

A semana termina no dia 1 de maio com a realização da Feira das Velharias, a IV Caminhada Saudável “Fire Team BVMC” e o 1º Mini-Trail “Fire Team” Vitorino Coragem.

A acompanhar e a ajudar a promover esta semana estarão 21 restaurantes mirandenses aderentes ao evento que, para além da Chanfana, irão destacar outros pratos típicos do concelho, como a sopa de casamento e os negalhos.

Oriunda do Mosteiro de Santa Maria de Semide, a Chanfana é um prato típico de Miranda do Corvo muito apreciado no concelho e em toda a região centro, e um dos únicos no país que consegue ser produzido, na sua totalidade, com os produtos endógenos de um só concelho

LISTA DE RESTAURANTES ADERENTES:

– A Parreirinha

– A Cancela

– Churrasqueira Cheiro Guloso

-Churrasqueira Paraíso do Frango

– Churrasqueira Oficina do Frango

– Estação de Sabores

– Museu da Chanfana

– O Caracol

– O Careca

– O Carpinteiro

O Espanhol

– O Ferrador

– O Grelhador

– O Paris

– O Pedroso

– O Pentágono

– O Professor

– O Retiro do Mendes

– Rufino dos Leitões

– S. Miguel

– Zé Padeiro

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE