Coimbra
Há Chanfana na Capital
O Município de Miranda do Corvo irá promover a gastronomia local com a Semana “Miranda do Corvo – Capital da Chanfana”, de 23 de abril a 1 de maio, com vista a atrair ainda mais visitantes de todo o país ao concelho.
Miguel Baptista, Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo vê esta semana como “uma forma de atrair ainda mais visitantes ao concelho, sendo a chanfana o ‘ex libris’, mas aproveitando para mostrar também todo o potencial do concelho ao nível gastronómico, turístico e cultural.”
O percurso turístico “Rota da Chanfana”, lançado a 26 de setembro do ano transato, terá um papel determinante durante a semana gastronómica por “ser uma marca âncora entre a gastronomia, alojamentos, atividades culturais e desportivas, para além dos produtos endógenos”, realçou o autarca.
Ao longo de toda a semana gastronómica irão realizar-se várias iniciativas e atividades.
No dia 24 de abril, no Vale do Açor, irá realizar-se a 13ª Maratona de BTT “Rota da Chanfana”. No mesmo dia decorrerão três espetáculos: pelas 15h30, irá atuar o grupo musical “Sons do Mondego”, na Praça José Falcão; pelas 21h00, o grupo de teatro Thíasos, da Faculdade de Letras de Coimbra, irá apresentar a sua peça “As Rãs de Aristófanes”, no Mosteiro de Santa Maria de Semide; por fim, pelas 21h30, a Casa das Artes recebe o concerto do grupo “Há Música na Aldeia”.
No dia 25 de abril, comemora-se o Dia da Liberdade, na Praça José Falcão, com o hastear da bandeira, pelas 10h15; uma sessão solene no Auditório dos Paços do Concelho, às 10h30; e com as celebrações a serem finalizadas com o concerto da Filarmónica do Grupo Recreativo Mirandense, com início marcado para 11h30. Em Semide e Senhor da Serra, entre as 10h00 e as 14h00, haverá uma prova de carros de rolamentos e trikes.
Entre os dias 26 e 29 de abril, irá decorrer um passeio pelo percurso turístico da “Rota da Chanfana”, entre as 9h00 e as 17h00, com cada dia a ser destinado a uma freguesia (Miranda do Corvo – 26 de abril; Vila Nova – 27 de abril; Lamas – 28 de abril; Semide e Rio de Vide – 29 de abril). Todos os interessados que desejarem participar no passeio terão de se inscrever na sua Junta de Freguesia ou no Posto de Turismo de Miranda do Corvo.
A 27 de abril, no Mercado Municipal, realiza-se o Mercadinho das Delícias da Chanfana. No dia 29 e destinado para alunos do Centro Educativo de Miranda do Corvo, decorrerá a atividade lúdica “A Nossa Chanfana é Fixe”.
No penúltimo dia, 30 de abril, haverá o XIII Capítulo da Real Confraria da Cabra Velha. Pelas 16h00 do mesmo dia, realiza-se o Encontro de Escolas “Rota da Chanfana” de Natação, nas Piscinas Municipais. Às 21h00, no Mosteiro de Santa Maria de Semide, heverá um Encontro de Coros.
A semana termina no dia 1 de maio com a realização da Feira das Velharias, a IV Caminhada Saudável “Fire Team BVMC” e o 1º Mini-Trail “Fire Team” Vitorino Coragem.
A acompanhar e a ajudar a promover esta semana estarão 21 restaurantes mirandenses aderentes ao evento que, para além da Chanfana, irão destacar outros pratos típicos do concelho, como a sopa de casamento e os negalhos.
Oriunda do Mosteiro de Santa Maria de Semide, a Chanfana é um prato típico de Miranda do Corvo muito apreciado no concelho e em toda a região centro, e um dos únicos no país que consegue ser produzido, na sua totalidade, com os produtos endógenos de um só concelho
LISTA DE RESTAURANTES ADERENTES:
– A Parreirinha
– A Cancela
– Churrasqueira Cheiro Guloso
-Churrasqueira Paraíso do Frango
– Churrasqueira Oficina do Frango
– Estação de Sabores
– Museu da Chanfana
– O Caracol
– O Careca
– O Carpinteiro
– O Espanhol
– O Ferrador
– O Grelhador
– O Paris
– O Pedroso
– O Pentágono
– O Professor
– O Retiro do Mendes
– Rufino dos Leitões
– S. Miguel
– Zé Padeiro
Related Images:
PUBLICIDADE