Coimbra
Há Cabrito à moda de Condeixa
A Câmara de Condeixa-a-Nova quer potenciar a economia local, nomeadamente a produção de gado e a restauração, a partir da Semana do Cabrito, que se realiza entre quinta-feira e 11 de maio.
A autarquia, que espera receber cinco mil pessoas no evento, pretende promover o “turismo e comércio local”, a partir de produtos característicos, como o cabrito, que “é uma das bases da restauração” do concelho, frisou o presidente do município, Nuno Moita.
O cabrito “tem uma ligação com a Serra de Sicó, onde há erva-de-santa-maria, que dá à carne um sabor diferente”, sublinhou Nuno Moita, informando que irão participar 12 restaurantes na iniciativa.
O autarca socialista disse à agência Lusa que a Câmara pretende também criar uma feira de gado de pequeno porte, em colaboração com o município de Penela, “possivelmente em 2015”.
Essa iniciativa seria uma forma de se responder “às necessidades dos produtores” e de se reforçar a produção, numa altura em que se constata que há “cada vez mais pessoas ligadas à agricultura”.
A terceira edição da Semana do Cabrito deixa de se realizar numa tenda, “o que limitava a participação dos restaurantes e a própria qualidade do cabrito”, passando agora a ser feita nos estabelecimentos participantes, informou.
O município ofereceu 10 cabritos de fornecedores locais a cada um dos restaurantes que aderiram à iniciativa, sendo o preço de 11 euros por entrada, prato principal, bebida, café e a escarpiada, sobremesa local financiada pela câmara.
Durante a Semana do Cabrito, a Câmara de Condeixa vai também realizar a Feira do Queijo do Rabaçal, a 4 de maio, na Praça da República, avançou ainda o autarca, destacando que também este queijo “é produzido” no concelho, nomeadamente na freguesia de Zambujal.
Related Images:
PUBLICIDADE