Vamos
“Há Artes no Parque” no Portugal dos Pequenitos
De 1 a 10 de junho o Portugal dos Pequenitos apresenta um programa cultural com várias atividades, de música, dança, artes circenses, oficinas e showcookings.
Todos os dias a abertura e o encerramento do Parque são feitos pelos Arautos que sobem aos torreões da entrada e tocam clarim.
No dia 1, Dia Mundial da Criança, as crianças até aos 13 anos têm entrada gratuita. Das 11h às 12h e das 15h às 16h, os visitantes podem assistir à contação de histórias com Elsa Serra seguindo-se oficinas de escrita criativa.
No dia 2, a chef Ana Sanchez dinamiza, às 10h30, um showcooking com degustação e às 11h30 e às 16h a Oficina de Teatro de Condeixa entra em cena com a peça “Esta boneca é minha”.
O dia 4 é dedicado à magia com Ricardo Pimenta que promove magia itinerante pelo Parque e espetáculos, às 11h30 e às 14h.
No dia 5, às 12h e às 14h, a companhia “A Bolha” apresenta o teatro de marionetas “Perdidos, mas pouco!”.
Bru Junça, contadora de histórias, apresenta, no dia 6, às 12h e às 14h, os “Livros Pequeninos”.
Teatro, formas animadas e música estão garantidos no dia 7, às 12h e às 14h, com o teatro em caixa “Ephemeros… e se vida durasse só um dia?”.
No dia 8 o Portugal dos Pequenitos comemora o 84º aniversário e o dia começa, às 10h30, com um workshop com o chef Paulo Queirós do restaurante “Cordel Maneirista”. Às 11h30, o Quarteto de Coimbra, formado por músicos, proporciona um concerto aos visitantes. Durante a tarde, às 15h, Sahima, vencedora do Masterchef Portugal 2023 convida os visitantes a assistir e a participar num showcooking. Às 16h acontece a atuação de dança da Academia de Dança Kelly Lisboa.
No dia 9, às 15h, Sahima apresenta novo showcooking, às 12h30 ouve-se Fado de Coimbra, interpretado, ao vivo, pelo Fado ao Centro e pelas 16h a Academia de Dança Patrícia Gouveia exibe uma performance de dança.
No último dia do festival, 10 de junho, das 10h às 17h, o grupo Gaitas e Boatos traz ao Parque momentos de dança e músicas tradicionais, convidando o público a participar nas atuações. Simultaneamente, durante a manhã, a Zarabatana, através de artes circenses garante diversão.
Durante todos os dias do Festival o Serviço Educativo do Parque desenvolve, em permanência e simultâneo, outras iniciativas, das 10h30 às 13h e das 14h30 às 18h30. No Museu de Alcobaça decorre a “Localizando a Botânica”, onde os visitantes recebem pistas para localizarem determinadas plantas no Parque, e a oficina de Cianotipia Botânica, onde é dada a conhecer a botânica do Portugal dos Pequenitos e a “fotografam e imprimem”.
A oficina de construção “E se o Parque fosse uma sardinha?”, ocupa o espaço Castelo de Guimarães. Os visitantes são convidados a pintarem representações de sardinhas em placas de madeira e a participarem na construção coletiva de uma instalação com Sardinhas Portuguesas.
No Museu do Alentejo está patente a exposição temporária “Serviço Educativo: Pequenos Artistas, Grandes Projectos”, com trabalhos realizados, pelas crianças e famílias em ambiente de Oficina de Construção, e a oferta do Serviço.
As atividades estão incluídas no preço de entrada no Parque e não requerem marcação prévia.
Os bilhetes podem ser adquiridos no local, no site do Portugal dos Pequenitos e pela Blueticktet.
O Parque está aberto todos os dias, das 10h às 19 horas.
Related Images:
PUBLICIDADE