Economia
Grupo Mosqueteiros investe dois milhões na eficiência energética
O grupo os Mosqueteiros, detentor das insígnias Intermarché, Bricomarché e Roady, anunciou hoje um investimento de dois milhões de euros na eficiência energética das suas plataformas logísticas de Alcanena, Paços de Ferreira e Cantanhede.
Em comunicado, o grupo adianta tratar-se de um investimento para a instalação de duas unidades de produção de energia fotovoltaica e a reconversão dos sistemas de iluminação para soluções inteligentes, “que permitem uma maior racionalização do consumo”.
“As plataformas de Alcanena e Paços de Ferreira serão equipadas, cada uma delas, com uma unidade de produção fotovoltaica para autoconsumo com uma capacidade instalada de um MW [Megawatt]”, refere.
Segundo precisa, a base de Alcanena “já tem a instalação concluída e em plena produção”, enquanto o entreposto de Paços de Ferreira “irá terminar este processo ainda no primeiro semestre deste ano”.
A adoção destas soluções, adianta, “traduz-se na transferência de cerca de 20% do consumo destes ‘sites’ para energia proveniente de fonte 100% renovável”.
Em paralelo, os sistemas de iluminação, que já tinham vindo a ser convertidos para tecnologia LED, foram dotados de sistemas de gestão autónoma que permitem o ajuste inteligente da iluminação em função da atividade e da luminosidade natural, numa solução “muito adaptada ao caráter dinâmico das operações e que foi implementada em todos os ‘sites’”.
O investimento é justificado com a “forte aposta por parte do grupo no reforço da eficiência energética e na sustentabilidade das suas operações logísticas”.
“Pretendemos desenvolver o nosso negócio de forma sustentável e duradoura. Chegou assim o momento de reforçar o investimento na retaguarda, dando sequência ao esforço de reconversão que tem sido levado a cabo nas nossas 330 lojas, através do investimento individual de cada um dos empresários independentes que compõem o grupo”, afirma o administrador responsável pela Logística de os Mosqueteiros, citado no comunicado.
Segundo Martinho Lopes, “depois da modernização e reconversão de equipamentos que tem sida feito nos últimos anos” pelo grupo no sentido de aumentar a eficiência energética, são agora dados “passos na adoção de soluções para autoconsumo”, no âmbito do objetivo de produção de energia 100% renovável.
Neste sentido, o grupo diz pretender prosseguir uma estratégia assente em quatro eixos: Manter o investimento na reconversão de equipamentos com vista a uma maior eficiência energética; Investir em fontes de produção de energia elétrica 100% renovável para autoconsumo; Massificar e diversificar os meios de acondicionamento e transporte de mercadorias reutilizáveis, reduzindo a produção de resíduos; e reconverter a tipologia de meios usados no transporte de mercadorias.
“Estas medidas integram-se num processo de consolidação da estratégia de descarbonização das operações do grupo, que em 2020 já registou uma redução de 8% do impacto ambiental do consumo elétrico por unidade de encomenda preparada”, destaca.
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