Vamos

Grupo de cante alentejano feminino atua em Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 dia atrás em 01-04-2025

A música tradicional alentejana assinala no sábado, 5 de abril, uma década da classificação como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Para assinalar a data, e integrada na programação do “Abril no Feminino”, tem lugar às 12:00 um concerto ao ar livre no Arco de Almedina com o Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias.

PUBLICIDADE

Trata-se de uma estreia na cidade de Coimbra, estando prevista a participação especial do grupo “Segue-me à Capela”. Caso a meteorologia não permita, o espetáculo terá lugar no Átrio dos Paços do Município.

Neste dia, e antes do concerto, tem início às 10:30 a inauguração da exposição de fotografia “10 Anos de Cante”, da autoria de Ana Baião, e que ficará instalada em montras de lojas aderentes das Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz.

Participam na iniciativa as lojas avenida7, Bragas, Lda. Chapelaria & Camisaria, Casa Baltazar, Casa da Sorte, Casa dos Linhos, Livraria Bertrand, Ourivesaria Costa, Pastelaria Briosa, Salgueiro’s, Tricots Brancal e Trouxa Mocha.

Às 11h00, no Museu Municipal – Edifício Chiado, tem lugar a apresentação do livro homónimo, numa sessão com a presença da autora e moderação de Sílvia Franklin.

O programa “Abril no Feminino” tem início na quinta-feira, 3 de abril. Neste dia, pelas 18:00, o Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado acolhe a exposição “O Vaguear do Olhar”. Com curadoria de Ana Antunes, esta mostra estabelece um diálogo entre obras da AA Contemporary Art Collection e acervos do Município de Coimbra e do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.

A exposição, de entrada livre, estará patente até 13 de julho e reúne mais de quarenta obras – pintura, desenho, escultura, vídeo, instalação e fotografia – de um conjunto de artistas como Ana Vidigal, Ana Vieira, Antony Gormley, Aurélia de Sousa, Candida Höfer, Carla Filipe, Cecília Costa, Fernanda Fragateiro, Graça Pereira Coutinho, Helena Almeida, Julião Sarmento, Maria Helena Vieira da Silva, Marta Soul, Menez, Mily Possoz, Paula Rego, Patrícia Garrido, Rita McBride, Rui Sanches e Sarah Affonso. 

No dia 4 de abril, sexta-feira às 18:00, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra acolhe a conversa “Isabel de Aragão, Rainha de Portugal: mulher e cidadã”, com António Rebelo e Maria José Azevedo Santos, moderada por Carlota Simões.

Num ano em que se assinalam os 700 anos da peregrinação da Rainha Santa Isabel a Santiago de Compostela, esta sessão convida à reflexão sobre o papel da rainha como diplomata e agente de intervenção social, numa leitura histórica que antecipa conceitos de empreendedorismo social. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através do mail bguc-eventos@bg.uc.pt.

Para sábado, 5 de abril, o programa contempla ainda uma conversa da cantora e compositora Márcia com o jornalista João Gobern. A iniciativa tem início às 17:00 nas Piscinas do Mondego e irá debruçar-se sobre o mais recente álbum da cantora, Ana Márcia, num encontro intimista onde se cruzam música, vida e criação artística.

A seguir, João Gobern assume os comandos da sessão “Tudo Menos Futebol”»”, oferecendo duas horas de música exclusivamente interpretada por vozes femininas. A entrada é livre, limitada à lotação do espaço.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE