Empresas
Grande Reportagem SIC vai denunciar Negócio de Famílias na SANFIL
A Sanfil – Casa de Saúde Santa Filomena, SA, em grande destaque na televisão! Não, não é por causa daquele anúncio (que parece ter sido feito com muita urgência), onde a apresentadora Sónia Araújo aparece como “embaixadora” do grupo de saúde com sede na Avenida Emídio Navarro. Sim, é essa mesma, a clínica onde as ambulâncias estacionam em segunda e terceira fila.
O que vai marcar a jornada televisiva é mesmo uma Grande Reportagem da SIC. Vai para o ar no Jornal da Noite desta quinta-feira. Chama-se “Negócio de Famílias”, numa clara alusão aos clãs Amaral Dias, Bernardes Mira, Rodrigues Cardoso, Fânzeres da Mota e Serpa Oliva, sócios ou accionistas do conglomerado empresarial que tem no topo a SI Vales – Saúde e Vida, SGPS, Lda e como cartão de visita a Sanfil – Casa de Saúde Santa Filomena, SA.
PUBLICIDADE
O membros mais mediáticos destas famílias são Joana Amaral Dias, a psicóloga que foi deputada do Bloco de Esquerda e mandatária de Mário Soares. O médico João Serpa Oliva, deputado do CDS-PP na AR (com mandato suspenso), onde integrou a Comissão de Saúde. O psiquiatra Carlos Amaral Dias, que, com a filha Joana teve um programa na RTP Informação em conjunto com José Manuel Portugal (o novo director de informação da RTP) e um na rádio Antena 1, com Carlos Magno (actual presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Os médicos Joaquim Mira, Alfredo Mota e Rodrigues Cardoso, profissionais muito conhecidos, também se destacam nesta área.
Nos últimos tempos, sobretudo em eventos públicos, Henrique Amaral Dias (filho de Carlos e director do Instituto Superior Miguel Torga) e Joana Mota (filha do médico Alfredo Mota), são os gestores que dão a cara pela universalidade SI Vales /Sanfil / Santa Filomena.
A SIC diz que “Esta poderia ser a história de uma empresa de sucesso. Um negócio profundamente familiar, na área da saúde, com 60 anos de vida, que começou, de repente, a atingir patamares de rentabilidade elevados.”
A televisão de Carnaxide acrescenta que “A SANFIL, casa de saúde de Santa Filomena, é a empresa mãe; a que fez crescer o negócio. Cinco famílias detêm a totalidade do capital social da holding SI VALES, âncora de um grupo que não para de fazer aquisições.”
Notícias de Coimbra sabe que a reportagem da autoria de Pedro Coelho foca sobretudo as “famosas ” listas de espera para operações cirúrgicas, conhecidas nos meios hospitalares por SIGIC. Um sistema que permite operar nas unidades privadas o que os hospitais públicos não conseguem realizar dentro de determinado prazo. A SIC adiantará que o grupo dos Amaral Dias, Mota e Serpa Oliva é o que mais factura com este tipo de serviço pago pelo Ministério da Saúde.
O espaço informativo falará ainda do Centro Hospitalar de São Francisco, um hospital de Leiria que integrou o grupo SLN/BPN, cuja gestão é assegurada pela Sanfil. A SIC ouviu profissionais de saúde despedidos pelos de Coimbra, que se queixam de perseguições, por alegadamente não terem colaborado com eventuais esquemas ilegais.
Ouvido pelo jornalista Pedro Coelho, o administrador Henrique Amaral Dias, desmente todas as acusações, afirmando que as boas praticas das suas empresas visam tratar bem os doentes e que para ele constitui um insulto alguém dizer que existe um clima de terror no grupo.
O Grupo SANFIL Medicina iniciou-se em 1953 com a fundação da Casa de Saúde de Santa Filomena. Detém mais de uma dúzia de empresas na região Centro em diversas áreas dos negócios da saúde. Chegou a anunciar a construção de um hospital no iParque, onde adquiriu terrenos. Mais recentemente, comprou as instalações do ACP ao lado das suas instalações.
Related Images:
PUBLICIDADE