Coimbra
Gradeamento não “bate” com muro no Parque Manuel Braga em Coimbra (com vídeo)
O gradeamento no Parque Manuel Braga, em Coimbra, encontra-se inacabado. Há uma falha entre o novo muro de suporte e as grades já existentes, na extremidade juntos às “Docas”, existindo na zona uma vedação provisória por questões de segurança, constatou no local o Notícias de Coimbra.
PUBLICIDADE
Recorde-se que este espaço, considerado um dos “ex-libris” da cidade, foi aberto parcialmente no dia 02 de julho, mantendo-se apenas uma área interdita, ainda que a obra de requalificação do Parque não esteja totalmente concluída.
A abertura, acautelando todas as questões de segurança, foi decidida de forma a possibilitar que os conimbricenses possam usufruir do Parque Manuel Braga, um espaço que se encontrava vedado há cerca de dois anos.
Esta decisão foi tomada na sequência de uma visita do Executivo Municipal ao local, acompanhada dos serviços técnicos municipais e dos responsáveis pela execução e fiscalização da obra, realizada durante a manhã de 01 de julho, em que se percebeu haver condições de base para a abertura do parque ao público, muito embora não estejam terminados os trabalhos que estão previstos executar, em particular os respeitantes aos arranjos finais dos canteiros.
Os painéis azulejares das namoradeiras e das conversadeiras estão restaurados, recolocados sobre o novo muro que permite percorrer a extensão do Parque entre o Parque Verde e o cais do Basófias, agora acessível a cadeiras de rodas. O coreto também foi restaurado e o lago recuperado.
Todas as infraestruturas foram refeitas e ampliadas (infraestruturas de drenagem pluvial, abastecimento de água para consumo, drenagem residual (esgotos), iluminação pública, rede de rega), tendo sido pensadas para permitir um melhor funcionamento de eventos culturais neste local. Ficam a faltar a cafetaria e a bilheteira dos SMTUC, mas já será possível usar as novas mesas e bancos do parque.
A obra, consignada a 30 de julho de 2020, teve como objetivos a melhoria do estado de conservação do jardim, a requalificação e relocalização dos espaços de estar e circulação e a estabilização dos muros da orla ribeirinha em toda a extensão do Parque Manuel Braga, que é um dos espaços verdes mais emblemáticos da zona histórica da cidade de Coimbra, mas apresentava sinais evidentes de desgaste.
Veja o vídeo do Direto NDC:
Related Images:
PUBLICIDADE