Governo
Governo: Rita Marques assume Turismo
Rita Marques substitui Ana Mendes Godinho, que subiu a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, como secretária de Estado do Turismo.
Outra novidade na equipa do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, é a criação de uma nova secretaria de Estado para a Transição Digital que vai ser assumida por André de Aragão Azevedo.
Segundo a lista de 50 secretários de estado para o XXII Governo Constitucional apresentada hoje ao Presidente da República pelo primeiro-ministro indigitado, João Neves, que já era secretário de Estado da Economia, é promovido a adjunto de Siza Vieira.
A pasta do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor mantém-se com João Torres e deixa de existir a secretaria de Estado da Valorização do Interior, que era liderada por João Catarino.
O primeiro-ministro indigitado, António Costa, apresentou hoje ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, uma equipa de 50 secretários de Estado para o XXII Governo Constitucional, entre eles 18 mulheres.
No total, incluindo o primeiro-ministro, o XXII Governo Constitucional terá 70 elementos, somando ministros e secretários de Estado, dos quais 26 mulheres e 44 homens. O peso das mulheres no conjunto do novo Governo será de 37,1%.
O executivo cessante de António Costa, o XXI Governo Constitucional, tem 17 ministros (passa agora para 19), 43 secretários de Estado, 17 dos quais mulheres. No total, entre primeiro-ministro, ministros e secretários de Estado, a atual equipa cessante tem 61 governantes.
Na sua primeira composição, que tomou posse em 26 de novembro, o executivo tinha 17 ministros e 41 secretários de Estado, num total de 59 governantes (contando com o chefe do Governo).
Related Images:
PUBLICIDADE