Governo diz que temos mesmo de consumir menos água

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 22-11-2017

O Governo sente-se “muito bem acompanhado pelos municípios” em relação às preocupações com a seca e à poupança de água, disse hoje em Coimbra o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Há, “como em tudo na vida”, municípios “mais sensíveis que outros”, mas “a recomendação está feita” e o Governo tem-se “sentido muito bem acompanhado, nomeadamente pelos grandes gastadores de água, que são, naturalmente as autarquias mais populosas”, disse o ministro, que falava aos jornalistas à margem do ‘workshop’ ‘Economia circular em geotecnia ambiental’, que hoje decorre em Coimbra.

Até há algum tempo, “os portugueses não sentiam que estavam em seca”, consideravam que se tratava de “um problema de alguém, mas quem tem o problema” é o país e os “portugueses começam a sentir que estão em seca”, sustentou João Matos Fernandes.

Qualquer intervenção nesta matéria pode ser resumida em “poupar água, poupar água, poupar água”, afirmou o governante, sublinhando que este apelo “é valido para as famílias, é valido para as empresas, é válido para as autarquias, é válido para todos”.

“Temos mesmo de consumir menos água”, disse.

Mas a redução do consumo de água não é necessária “só porque existe seca, mas porque, de facto, não vai haver mais água no futuro”, adverte o ministro.

“Durante muito tempo – e bem – estivemos muito focados na eficiência energética, mas a energia é uma coisa que se produz”, salientou.

A água “não se produz e por isso a eficiência hídrica tem que ser, já hoje, uma preocupação de igual dimensão da eficiência energética e, no futuro, terá até de ser uma preocupação maior”, concluiu João Matos Fernandes.

O ministro participou na sessão de abertura do ‘workshop’ ‘Economia circular em geotecnia ambiental’, que decorre hoje na Universidade de Coimbra (UC) para debater “os objetivos estratégicos, os desafios e as oportunidades que este tipo de economia apresenta”, por iniciativa da UC e da Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental (CPGA) da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE