Região

Governo comparticipa com 2,8 milhões de euros requalificação de equipamentos em 12 autarquias

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 28-12-2021

O Governo vai comparticipar com 2,8 milhões de euros a requalificação de equipamentos e infraestruturas em 10 municípios e duas freguesias, anunciou hoje o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública (MEAP). Penacova e Oliveira do Hospital são as autarquias da região de Coimbra

Os contratos-programa com os 10 municípios e duas freguesias foram assinados pela Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), em nome do Governo, e 2,5 milhões do montante global contratado serão pagos já esta semana, através do Orçamento do Estado, acrescentou, numa nota, o MEAP, que tutela as autarquias.

PUBLICIDADE

publicidade

Foram beneficiados equipamentos nos municípios de Sabrosa, Oliveira de Frades, Penacova, Celorico da Beira, Oliveira do Hospital, Castanheira de Pera, Trancoso, Vouzela, Penalva do Castelo e São Pedro do Sul, além de equipamentos na União de Freguesias de Agualva e Mira Sintra (Sintra) e na freguesia de Serrazes (São Pedro do Sul).

PUBLICIDADE

Entre os equipamentos requalificados estão, por exemplo, a reabilitação de equipamentos culturais, de lazer e de desporto, obras de saneamento e abastecimento de água, entre outras, acrescentou o MEAP.

Os 2,8 milhões de euros pagos pelo Estado correspondem à comparticipação pública de 50% ou de 60% das despesas elegíveis apresentadas por este conjunto de autarquias relativas à requalificação destes equipamentos, que totalizaram cerca de 4,9 milhões de euros.

Os contratos-programa foram celebrados ao abrigo do apoio ao desenvolvimento regional e local, no quadro da cooperação técnica e financeira entre o Governo e as autarquias, tendo em vista a realização de investimentos em áreas consideradas estruturantes.

Estes contratos foram celebrados entre a autarquia proponente, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) respetiva e a DGAL, que é o organismo da Administração Central competente nesta área.

Segundo o Governo, para este apoio são consideradas prioritárias as áreas do “desenvolvimento económico, incluindo infraestruturas de apoio ao investimento produtivo, a revitalização socioeconómica dos centros urbanos e requalificação dos espaços públicos, os serviços de abastecimento de água e saneamento, a valorização e remodelação de infraestruturas relacionadas com a educação, e o desenvolvimento das acessibilidades”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE