Um idoso de 81 anos, residente no centro de Portugal, pensava ter voltado a encontrar o amor. No Facebook, uma mulher chamada Karen dizia tudo o que o idoso queria ouvir
“Como apelavam muito ao carinho, esse género de discurso, ele acabou por se deixar enredar, apesar dos alertas dos filhos”, conta a filha à Investigação SIC.
Aurélio, nome fictício da vítima, era viúvo há 3 anos e estava ativamente em busca de companhia, por isso, tornou-se um alvo fácil para os burlões. Os pedidos de dinheiro começaram rapidamente e a família estima que o idoso tenha perdido mais de 30 mil euros.
PUBLICIDADE
A Investigação SIC entrou nesta burla romântica e seguiu o rasto às transferências bancárias até aos verdadeiros cérebros do esquema: um grupo de jovens que está em Moçambique e que, com perfis falsos nas redes sociais se faz passar por várias pessoas. No caso de Aurélio, fizeram-se passar por uma mulher, pela sua mãe, pela enfermeira, pela diretora do banco, contabilista e até pela própria polícia.
O grupo assumiu o esquema e quando questionado sobre os motivos por que se dedicam a burlar portugueses responderam: “Vamos comer onde? Se eu não burlar portugueses vamos comer aonde?”
PUBLICIDADE