Coimbra
Góis aprova Plano Contra Incêndios
A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios reuniu no dia 13 de Abril tendo aprovado, por unanimidade, o Plano Operacional Municipal (POM).
PUBLICIDADE
Este plano anual subentende a composição do dispositivo de defesa da floresta contra incêndios. Estão incluídos neste documento os mapas da rede de vigilância e deteção de incêndios no concelho, o mapa dos setores territoriais de vigilância e combate numa abrangência de 27000 hectares, assim como toda a cartografia essencial.
Consciente que a floresta é um património essencial ao desenvolvimento sustentável local, o município de Góis, presidido por Maria de Lurdes Castanheira diligencia para criar condições de contínua melhoria.
O documento aprovado expõe, particularmente, as funções e responsabilidades de cada um dos intervenientes na defesa da floresta contra incêndios, nas ações de vigilância, de primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio. O objetivo deste plano compreende fazer frente, de forma ágil, eficaz e coordenada, perante um incêndio florestal no concelho.
Paralelamente e com a presença dos representantes dos 3 pilares operacionais: prevenção, fiscalização e combate; Instituto Conservação da Natureza e das Florestas, Guarda Nacional República-Sepna e Comandante Distrital de Operações de Socorro, respectivamente, teve lugar uma reunião de trabalho que visou ajustar os dispositivos a nível distrital com o município em particular, com objetivo primeiro essencial de defesa da floresta.
Os elementos dos três pilares operacionais de ligação, nomeadamente do ICNF e o CODIS fizeram questão de ressalvar o trabalho desenvolvido pelo Município de Góis no terreno que nem sempre tem a visibilidade objetiva. Na prática perante os cenários a articulação entre as diferentes entidades tem eficácia plena, sendo um exemplo a nível distrital.
Related Images:
PUBLICIDADE