A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto de Busca e Resgate em Montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês (PTBRM-PNPG) da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), no dia 5 de março, conduziu uma operação de resgate de seis cidadãos, com idades entre os 4 e os 65 anos, no concelho de Montalegre.
Na sequência de um alerta que foi recebido pelo Comando Territorial da GNR de Vila Real, via o Número Europeu de Emergência (112), foram de imediato mobilizados os militares do PTBRM-PNPG/UEPS, em coordenação com os Bombeiros Voluntários de Salto.
Na sequência das diligências desenvolvidas foi possível apurar-se que o grupo se encontrava desorientado no Trilho das Sete Lagoas, na freguesia de Cabril, no concelho de Montalegre, tendo sido localizado na zona do Poço do Mouro, onde se perdera, ao tentar atravessar um curso de água no período noturno.
PUBLICIDADE
Após a sua localização, as equipas de socorro procederam assistência às vítimas, assegurando a regulação da temperatura corporal, hidratação e alimentação. Não se verificando a necessidade de assistência médica complementar, o grupo foi posteriormente acompanhado até à viatura em que se deslocava.
A GNR destaca a importância de um planeamento adequado para atividades em ambientes naturais, recomendando que os praticantes considerem as condições meteorológicas, utilizem equipamento apropriado e evitem deslocações noturnas, de forma a minimizar potenciais situações de risco.
PUBLICIDADE