Vamos

Georota do Orvalho! Uma caminhada pela natureza e tradição da região Oeste

Notícias de Coimbra | 24 horas atrás em 14-04-2025

Imagem: Turismo Portugal

A Georota do Orvalho é o trilho perfeito para quem busca escapar ao stress urbano e deslumbrar-se com paisagens de perder o fôlego.

A rota tem início na aldeia de Orvalho, concelho de Oleiros, e termina no Miradouro do Cabeço do Mosqueiro. Algumas partes do percurso são feitas em passadiços de madeira, para facilitar a exigência do relevo, mas vá preparado, uma vez que este é um percurso exigente de quase nove quilómetros.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao longo do percurso encontram-se imponentes afloramentos rochosos e locais emblemáticos que revelam a beleza pura da região. A rota passa por alguns cursos de água, repletos de flora e fauna vibrantes. Entre eles estão as ribeiras do Orvalho, da Presa e da Água d’Alta, avança o Inature.

PUBLICIDADE

Um dos pontos altos é o Vale das Fragosas, onde a muralha quartzítica e a Cascata da Fraga da Água d’Alta, com 25 metros de altura, impressionam qualquer adepto da natureza. Pelo caminho, a Lagoa das Lontras, a Calçada Romana e o Forno das Mouras são outros pontos de interesse que encantam os caminheiros.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE