Existem muitas histórias sobre truques e estratégias para proteger o carro, e uma das mais populares envolve colocar uma garrafa de plástico no pneu do veículo quando estacionado.
Se já ouviu falar desta prática, talvez esteja a questionar-se: será que isso realmente ajuda a evitar roubos, manter os pneus em bom estado ou regular a temperatura do veículo?
Diversas fontes, muitas vezes pouco credíveis, afirmam que a garrafa no pneu poderia assustar os ladrões, fazendo-os pensar que o carro está vigiado, ou até prevenir danos nos pneus, evitando deformações ou rebentamentos. Há ainda quem vá mais longe, alegando que a garrafa funcionaria como um regulador de temperatura, protegendo o veículo de sobreaquecimento.
PUBLICIDADE
Na verdade, a ideia de usar uma garrafa de plástico para proteger os pneus ou o carro como um todo não tem fundamento científico. Enquanto não há danos diretos em colocar uma garrafa vazia perto do pneu enquanto o carro está estacionado, a sua eficácia em qualquer um dos aspectos mencionados é questionável.
O maior alerta, porém, surge quando encontra uma garrafa no seu carro sem saber como ela lá foi parar. A teoria mais difundida é que um assaltante pode colocar discretamente uma garrafa entre o pneu e o chassis do carro, geralmente no lado do passageiro. A ideia seria que o barulho estranho, ao começar a conduzir, faria o motorista parar e sair do veículo para verificar, deixando a porta aberta e a chave na ignição, facilitando assim o roubo.
Embora a situação pareça plausível em um cenário de filme, na realidade, não há registos ou provas concretas de que esta técnica seja utilizada por criminosos. Não existem dados ou ocorrências documentadas que comprovem que colocar uma garrafa no pneu seja uma prática comum entre os assaltantes, pode ler-se no Leak.
Na verdade, com a aplicação de medidas de segurança simples, como trancar o carro corretamente, não deixar objetos visíveis no interior e manter as chaves sempre consigo, é altamente improvável que passe por essa situação. A chave para evitar problemas continua a ser a vigilância e precaução, não garrafas de plástico junto aos pneus.
Em resumo, a próxima vez que vir uma garrafa no pneu de um carro, lembre-se: é mais provável que seja um mito urbano do que um sinal de perigo iminente. E se lhe der algum conforto, colocar uma garrafa vazia não causará danos ao veículo — mas também não o protegerá de forma eficaz.
PUBLICIDADE