Durante os meses mais quentes ou até mesmo em temperaturas amenas, muitas pessoas questionam se beber água muito fria pode prejudicar a saúde da garganta.
No entanto, este é um mito, segundo o otorrinolaringologista Marco Menezes Peres, do Hospital Lusíadas Lisboa. O especialista esclarece que a crença popular de que a água gelada pode inflamar ou “encolher” os tecidos da garganta, tornando-a mais suscetível a infeções e irritações, não tem base científica.
De acordo com Marco Menezes Peres, a temperatura da água consumida não tem impacto direto na saúde da garganta, a menos que já exista algum problema pré-existente, como uma inflamação. A verdadeira causa das faringites, como o especialista explica, são, na maior parte das vezes, as infeções virais, como a constipação ou a gripe. “O frio da água não é a causa das inflamações na garganta. O que realmente importa para a saúde da garganta é manter um sistema imunitário forte e adotar práticas de higiene adequadas, como lavar as mãos frequentemente e evitar o contacto com pessoas doentes”, afirma.
PUBLICIDADE
Além disso, a hidratação adequada é essencial para manter a mucosa da garganta saudável, prevenindo secura e irritação, independentemente da temperatura da água. Portanto, pode continuar a beber a sua água gelada sem preocupações, pois não há evidências científicas que provem que isso seja prejudicial à sua garganta. A principal recomendação é manter-se bem hidratado para garantir o bom funcionamento da sua garganta e do seu organismo, pode ler-se na Men’s Health.
PUBLICIDADE