Restaurantes
Galos e Galinhas esperam por si no Centro Histórico de Coimbra!
O Centro Histórico de Coimbra tem Galo? Tem! Muito galo…e galinha! Para todos os que desejem apreciar estas aves nos 40 restaurantes que aderiram à Festa do Galo.
Esta Festa do Galo decorre entre 1 e 17 de dezembro. Integra a programação de Natal “Luzes sobre a Baixa de Coimbra.
É organizada pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) em parceria com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).
A Festa do Galo (e da Galinha) foi apresentada pelas duas associações a bordo do barco Basófias.
Os convidados, onde se destacavam vários empresários da área da restauração, foram presenteados com castanhas e jeropiga.
As entidades promotoras desta festa pretendem captar mais clientes para a restauração do Centro Histórico de Coimbra através da “realização deste evento gastronómico em torno do Galo e da Galinha”.
Vítor Sá Marques, Presidente da APBC, mostrou-se satisfeito com o número de restaurantes que aderiram à iniciativa.
O líder dos comerciantes da Baixa de Coimbra aproveitou a presença da comunicação social para anunciar que o Pai Natal vai chegar no sábado, 26 de novembro, pelas 11:00.
Tendo em vista uma maior dinamização da Baixa, a APBC espera que as lojas estejam abertas ao sábado à tarde, domingos, feriados do mês de dezembro.
“Como Coimbra, concretamente, não tem um prato que a gente lhe possa chamar nosso, temos de inventar e chamar outros pratos”, afirmou João Madeira, da AHRESP, para justificar a escolha do galo e da galinha.
Surgiu a ideia do galo e da galinha, porque o único prato de Coimbra seria peixe de escabeche, por causa do rio, por não haver frigoríficos… lamenta João Madeira ao promover a quinzena “na Páscoa do Inverno para os espanhóis”.
Cada restaurante aderente vai servir uma especialidade onde esteja envolvido o galo ou galinha, pratos que estarão disponíveis nas ementas dos almoços e jantares de 1 a 17 de Dezembro.
O evento gastronómico terá um cariz solidário ao apoiar a Ergue-te ( trabalha para a inserção social e laboral de prostitutas) e a Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra (mentora de diversas creches, jardins de infância, casas de acolhimento de menores e mães).
Related Images:
PUBLICIDADE