Carteira

Galinhas(dos ovos de ouro)

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 dias atrás em 26-03-2025

Imagem: Depositphotos.com

Entre janeiro de 2022 e março de 2025, um dos produtos que mais aumentaram de preço foram os ovos.

Segundo a DECO PROTeste, os ovos estão entre os produtos incluídos no programa “IVA Zero” que registaram maiores subidas, tendo o seu preço aumentado 11% desde janeiro de 2024.

PUBLICIDADE

publicidade

Atualmente, meia dúzia de ovos custa, em média, 1,70€. No entanto, em vários supermercados, o preço unitário pode ultrapassar os 50 cêntimos. De acordo com uma reportagem da SIC Notícias, numa mercearia em Matosinhos, uma dúzia de ovos está a ser vendida por 2,15€.

PUBLICIDADE

O presidente da Mercadona em Espanha, Juan Roig, revelou que a Península Ibérica registou um aumento de 20% no preço dos ovos, apontando para uma “crise” no setor. Nos Estados Unidos, a situação é ainda mais grave devido à gripe das aves, que já levou ao abate de mais de 166 milhões de aves desde 2022. Algumas cadeias de restaurantes, como a Waffle House, começaram a cobrar 50 cêntimos extra por cada ovo. Em Portugal, o preço de um único ovo já ultrapassa esse valor nos supermercados.

De acordo com o Expresso, espera-se que a procura de ovos aumente cerca de 10% com a aproximação da Páscoa, o que poderá agravar ainda mais a inflação. Manuel Augusto Figueiredo, proprietário de uma pequena rede de supermercados na zona centro, afirmou ao semanário que, a partir de 1 de abril, os ovos sofrerão um aumento de 14%, refletindo os novos preços dos fornecedores.

Nos Estados Unidos, a escassez de ovos levou à procura de novos fornecedores em vários países, incluindo Portugal. Manuel Sobreiro, administrador do grupo CAC, que movimenta anualmente mais de 90 milhões de ovos, revelou ao Expresso que as autoridades americanas têm contactado diferentes países para garantir abastecimento. Contudo, Portugal tem dado prioridade ao mercado interno.

No final de 2024, segundo o Bureau of Labor Statistics, o preço médio de uma dúzia de ovos nos EUA era de 4,47 dólares (aproximadamente 4,47 euros). Desde 2022, a gripe das aves foi registada em mais de 145 milhões de aves, afetando 618 condados e todos os 50 estados norte-americanos, segundo o USA Today.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE