Economia

Galinha do JN e DN diz que a ideia de abandonar a versão em papel é algo apenas para “o longo prazo”

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 26-08-2022

O presidente da Global Media, Marco Galinha, disse hoje à Lusa que a ideia de abandonar a versão em papel de alguns dos títulos é algo apenas para “o longo prazo”, referindo que será a tendência “para todo o mundo”.

Questionado pela Lusa sobre as declarações do presidente da KNJ Investment Limited, Kevin Ho, acionista da Global Media com 35,25%, em Macau, em que disse que está “haverá algumas revistas ou mesmo alguns jornais mais indicados do lado digital do que no papel”, Marco Galinha disse que era importante ter em conta o “contexto” destas declarações.

PUBLICIDADE

publicidade

Kevin Ho “deve estar a falar a longo prazo e não no curto nem médio prazo”, indicou, referindo que esta tendência tanto irá ocorrer em Portugal “como em todo o mundo”. Recordou ainda que o grupo Bel, que fundou e lidera, controla o Global Media Group (GMG).

Posteriormente, num comunicado enviado à Lusa, a administração do GMG disse que o grupo “que nos últimos anos recuperou a publicação diária do ‘Diário de Notícias’ e tem vindo a apostar na valorização de todos os seus títulos, não vai descontinuar nenhuma publicação em papel. A aposta no digital, assumida como prioridade estratégica do grupo, assenta na visão multiplataforma e de complementaridade entre suportes, sem colocar em causa a relevância dos formatos impressos na relação com os leitores e com os anunciantes”. 

“Depois de dois anos de pandemia e de dificuldades criadas pela Guerra na Ucrânia, com reflexos no aumento exponencial do preço do papel, o contexto difícil dos media não pode deixar de ser motivo de preocupação e de reflexão por parte de todos os grupos de media, na procura de estratégias sustentáveis e de longo prazo para as marcas”, referiu.

Indicou ainda que “é neste quadro que devem ser enquadradas as declarações de Kevin Ho, empresário e acionista do GMG” sem que “essa reflexão tenha como consequência qualquer mudança estratégica na continuidade de todas as publicações em papel do grupo”.

 Kevin Ho disse que “com o custo do papel a atingir níveis cada vez mais elevados”, o GMG está “a analisar diferentes formas de, em primeiro lugar, reduzir custos, e de, em segundo lugar, aumentar as receitas”.

PUBLICIDADE

publicidade

O setor da comunicação social em Portugal “tem estado a recuperar de forma estável”, apesar do impacto da pandemia de covid-19 e do “incidente entre a Rússia e a Ucrânia”, referiu.

As operações do GMG “estão a dar sinais de melhoria, com alguns resultados positivos desde o início do ano”, acrescentou o empresário, que falava à margem de uma sessão da consulta pública sobre a revisão da lei de segurança nacional da China.

O Grupo Bel adquiriu, em 2020, o controlo exclusivo da Global Notícias – Media Group, e respetivas subsidiárias, segundo um aviso publicado pela Autoridade da Concorrência (AdC), em 04 de novembro desse ano.

A Global Media é dona da TSF, Diário de Notícias e Jornal de Notícias, entre outros títulos, e acionista da Lusa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE