Portugal
Gala das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada distingue 28 aderentes
A “X Gala 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” revelou, na noite desta sexta-feira, os 28 estabelecimentos de hotelaria, restauração, padarias e outros que vão ostentar as insígnias de qualidade para os próximos dois anos deste projeto criado pela Câmara em 2007.
Os novos aderentes da marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada nas diversas categorias dos ícones da marca – água, pão, vinho e leitão -, receberam as insígnias do decorrer da Gala, na Adega Rama, depois de um rigoroso processo de seleção a que se submeteram os agentes económicos concorrentes (restaurantes, produtores de vinho, padarias, assadores de leitão e o engarrafador da água mineral do Luso).
Numa divertida noite entre o humor do apresentador José Figueiras (SIC) e o fado do projeto Cantar Coimbra, os embaixadores desta marca municipal para a qualidade foram brindados com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, que fez questão de conhecer e destacar, na Mealhada “um projeto com a capacidade de congregar esforços, juntando setores importantes da nossa economia, fazendo toda a diferença nesta marca a existência de produtos de qualidade”.
O governante enalteceu este projeto municipal, dando conta que “a Mealhada tem todas as condições reunidas para ter sucesso nesta iniciativa e para continuar a juntar as pessoas neste objetivo comum”, apontando os efeitos positivos da gastronomia na diferenciação dos territórios e com os impactos naturais na vertente económica, no turismo, na tradição e na inovação.
Nesta celebração bianual do Município da Mealhada, que confere os galardões de qualidade para estes produtos locais, o presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, que em 2007 esteve na génese da marca, sublinhou que “volvidos estes 17 anos, temos um projeto maturado, que não é requentado, continua sim com uma frescura enorme que provoca o palato de quem nos visita”.
“Temos restaurantes premiados, vinhos distinguidos, a melhor água do Mundo e um pão único, fruto do trabalho dos agentes económicos desta fileira que tem contribuído para este rótulo de ´Sala de Jantar da Europa´”, acrescentou o autarca, pedindo ao governante para transmitir ao Ministro da Agricultura a importância, para a Mealhada, de manter o protocolo com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária quanto à inspeção sanitária em matadouros de leitões da área geográfica de influência do Município. “Sempre entendemos que diminuir o tempo entre o abate e o consumo do leitão nos agentes económicos locais, é uma grande mais valia para a qualidade de um produto emblemático do concelho. E não queremos e não vamos desistir deste objetivo tão importante para a qualidade deste produto âncora da nossa economia local”, terminou António Jorge Franco, lembrando o esforço financeiro que a autarquia está a fazer para assegurar a efetivação deste protocolo.
Para este novo biénio, a marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada incrementou algumas novidades, entre elas um guia a distribuir numa publicação nacional, a intenção de fazer a avaliação sistemática, quer do projeto, quer dos seus aderentes, através de um ‘QR code’ para inquéritos aos visitantes, assim como visitas intermédias do júri aos aderentes.
Por outro lado, o projeto quer avançar com um programa de formação gratuita e flexível, alinhada com as necessidades dos aderentes, a ser levada a cabo pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, assim como a criação de um concurso de fotografia
A marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada foi criada com o objetivo de valorizar e promover os quatro ícones gastronómicos de referência do concelho e pretende garantir ao consumidor a autenticidade, tradição e qualidade destes produtos, distanciando-os de outros que não são mais do que meras reproduções. Ao deparar-se com estas insígnias, o consumidor tem a garantia que encontrará à sua mesa uma boa água, um bom vinho, o pão mais genuíno e o melhor leitão do país
Na categoria mais completa, aquela em que o estabelecimento fica avalizado a usar os quatro selos da marca – água, pão, vinho e leitão – foram distinguidos 10 restaurantes e um hipermercado, que irão ostentar as insígnias da marca e garantem ao consumidor padrões de qualidade nos quatro produtos. No que se refere ao leitão, foi premiado o assador “Leitão 100% Bairrada”.
No setor do pão, são três as padarias distinguidas e a EPVL que garantem o pão mais genuíno da Mealhada, de quatro bicos e cozido em forno a lenha.
Na água, está a Sociedade Central de Cervejas, comercializadora da Água de Luso.
Nos vinhos, ostentam agora o galardão nove produtores locais (mais um em relação à última avaliação).
O Grande Hotel de Luso vai ostentar as insígnias para água, vinho e leitão, enquanto que a Tás Ca Larica terá galardões para água e vinho.
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