Cidade
Fundação Bissaya Barreto promove Encontro Qualidade em Educação de Infância
Tem lugar no dia 18 de Outubro, sábado, o V Encontro Qualidade em Educação de Infância, sobre o tema “A creche e o jardim-de-infância como espaços de liberdade”.
A iniciativa é organizada pela Fundação Bissaya Barreto e decorre no Auditório Bissaya Barreto, no Campus do Conhecimento e da Cidadania, em Bencanta, Coimbra.
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Segundo Lúcia Santos, responsável pela Área da Educação de Infância e promotora do evento, o importante neste encontro será, como tem sido sempre, a própria discussão das questões ligadas à educação de infância e a oportunidade para ouvir muitas experiências diferentes, com exemplos práticos e reflexões. “Vai ser um importante momento de partilha de ideias”, garante, referindo a qualidade dos oradores, os mais de 20 posters científicos inscritos, e a presença de 350 participantes, sobretudo educadores de infância, que esgotaram a lotação do auditório desde o início do mês.
De destacar a presença de Peter Moss, prestigiado especialista britânico desta área de estudo, que tem feito uma reflexão muito aprofundada sobre as políticas de educação de infância em vigor em diversos países, principalmente a nível europeu.
Sobre o tema do encontro, “A creche e o jardim-de-infância como espaços de liberdade”, a organização explica que não se tratará de discutir pequenas liberdades do quotidiano, mas sim das experiências de vida democrática que os educadores proporcionam às crianças quando as expõem à riqueza e variedade da vida, cultivam a curiosidade e o interesse, e a liberdade para experimentar e criar. “Liberdade para aprender e ensinar e a responsabilidade que essa liberdade traz consigo”, resume Lúcia Santos.
Durante o encontro, vão ser várias as experiências partilhadas com a plateia. De manhã, Lúcia Santos modera o debate do primeiro painel com as participações de Assunção Folque, da Universidade de Évora, “Compreender para contribuir num mundo complexo: os alicerces da Educação de Infância”, de Catarina Moro, da Universidade Federal do Panamá (Brasil),“Educação Infantil no Brasil: conquistas e desafios”, e de Peter Moss, de Thomas Coram Research Unit, Institute of Education, University of London (Reino Unido), “Getting ‘Beyond Quality’ to ‘Politics and Ethics in Early Childhood Education’”.
Da parte da tarde, o segundo painel tem a moderação de Ana Coelho e as intervenções de Maria José Vale, do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, “À descoberta dos veados da Serra da Lousã”, Telma Neves e Diana Pinto, da Casa da Criança Maria Granado, “Espaço & espaços”, e Sílvia Bereny, da Organização Social Movimento Pontes Educativas do Porto, “Projetando pontes educativas. Para a construção de uma educação sensível na primeira infância”.
Finalmente, o terceiro e último painel tem como moderadora Liliana Marques e as intervenções de Andreia Carvalho, da Casa da Criança Maria Granado e de Maria Augusta Nascimento, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o tema “Eu já sei o que vou fazer amanhã de manhã” e de Carlos Fiolhais, da Fundação Francisco Manuel dos Santos e Universidade de Coimbra, de Lúcia Santos, da Fundação Bissaya Barreto e APEI, e de Maria Filomena Gaspar, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com o tema “As Ciências na Educação Pré-Escolar – A promoção da literacia científica em jardim-de-infância em Portugal”.
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