Coimbra

Fundação Bissaya Barreto “chumba” nova entrada do Portugal dos Pequenitos

António Alves | 1 hora atrás em 26-11-2024

O projeto de execução de uma nova entrada para o Portugal dos Pequenitos – prevista para a frente da Quinta das Lágrimas, no topo oposto à atual entrada – foi abandonado pela Fundação Bissaya Barreto.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, a presidente do Conselho de Administração Patrícia Viegas do Nascimento referiu que esse projeto, que mereceu parecer prévio positivo do município em 2018, “existiu em tempos, mas trazia uma complexidade muito grande em termos de exigências do erário público e de estacionamento”.

PUBLICIDADE

publicidade

Essas questões, de acordo com a responsável, levaram a que a fundação tivesse abandonado o projeto que iria ficar virado para a rua José Vilarinho Raposo (para a Quinta das Lágrimas) e receber novas valências, tais como uma loja, um centro pedagógico, sala de eventos e zonas complementares de apoio.

A opção acabou por recair na ampliação do parque temático, mantendo-se a entrada na zona atual. O projeto foi apresentado esta terça-feira no Centro de Eventos da Fundação Bissaya Barreto em Bencanta, Coimbra, e que irá nascer no terreno onde esteve previsto o novo acesso.

Convidados da sessão de apresentação do projeto de ampliação do parque temático

Trata-se de uma intervenção orçada em sete milhões de euros que irá ser paga na íntegra com verbas próprias da Fundação Bissaya Barreto.

Na área de um hectare, a sul do atual parque temático inaugurado em 1940, vão ser construídos cinco novos monumentos à escala das crianças, com representações do Pavilhão de Portugal, de Siza Vieira; Casa das Histórias Paula Rego, de Souto Moura; a Casa da Música, de Rem Koolhaas; o Terminal de Cruzeiros de Leixões, de Luís Pedro Silva; e o bar À Margem, de Falcão de Campos.

PUBLICIDADE

publicidade

“O parque atual estava muito datado e, como tal, achamos que faltava ali a componente da arquitetura contemporânea portuguesa”, afirmou Patrícia Viegas do Nascimento.

Sobre a escolha destes 5 arquitetos, a presidente do Conselho de Administração referiu que o convite partiu da fundação e tiveram como base dois critérios: “a representação de um edifício icónico e que permitisse trabalhar conteúdos pedagógicos que estivessem associados a estes edifícios”.

Veja o Direto NDC com Patrícia Viegas do Nascimento

As obras de ampliação arrancam em junho de 2025. O novo espaço deve abrir ao público a meados de 2027.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE