Região
Fundação ADFP ruma à Serra da Estrela com utentes da Área de Deficiência e Saúde Mental
A Fundação ADFP organizou uma viagem à neve, para os utentes da Área da Deficiência e Saúde Mental, nomeadamente da Residência Coragem, Residência Esperança, Residência Respeito, UVA – Unidade de Vida Apoiada, e CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão. A maioria nunca tinha visitado a Serra da Estrela e foi aí, que muitos viram neve pela primeira vez.
Partindo de Miranda do Corvo bem cedinho e bem agasalhados, o grupo de 25 utentes e 4 funcionários da ADFP, rumou até à região onde se localiza a mais alta montanha continental de Portugal, onde rondavam temperaturas entre os -8 e os -1 graus.
PUBLICIDADE
Segundo Hugo Vaz, psicólogo da instituição, “com neve e frio, todos os caminhos apontam para a emblemática Serra da Estrela. Esta viagem, para além da experiência de visualização e contacto com a neve, no caso de muitos utentes, pela primeira vez, proporcionou o estreitamento de relações e emoções positivas. Estas novas memórias positivas que criamos em cada um, favorece o seu equilíbrio emocional e a sua funcionalidade. Todos eles têm capacidades e potencialidades, trabalhamos precisamente as áreas fortes, o lado positivo da Vida Humana. Esta linha de pensamento psicológico promove sentimentos de propósito, de sentido de vida e de realização”.
A Fundação ADFP pretende precisamente proporcionar experiências com base na realidade, colocá-los em contexto reais, na comunidade, criando neles sentimentos de bem-estar geral, de felicidade, e de pertença.
Desde 1995 que a instituição mirandense apoia pessoas com doença mental, criando diversas respostas sociais como valências residenciais, domiciliárias, ocupacionais, formação profissional e inclusão laboral. Neste sentido, abriu a primeira Residência Assistida para pessoas com doença de Alzheimer e criou a primeira Unidade de Vida Apoiada na década de noventa. Em parceria com o extinto Hospital Sobral Cid a Fundação criou o primeiro Fórum Sócio Ocupacional na CIM de Coimbra e idealizou o projeto “DiferenteMente / IgualMente” que recebeu vários prémios a nível nacional como exemplo de boas práticas no combate ao estigma e na integração social e laboral.
A ADFP apoia pessoas com doenças mentais sob o princípio da promoção da dignidade do doente e na sua integração na comunidade.
“A Saúde Mental é a área mais negligenciada pelo SNS, um aspeto muitas vezes descurado e negligenciado do nosso bem-estar”, considera a IPSS de Miranda do Corvo.
Related Images:
PUBLICIDADE