Coimbra
Freguesias desafiadas a mobilizarem-se em torno da Coimbra + Futuro
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e a Coimbra + Futuro – Associação de Desenvolvimento Local de Coimbra realizaram hoje, na sala de sessões dos Paços do Município, uma sessão de esclarecimento, destinada a responsáveis das freguesias elegíveis, com o objetivo de divulgar os eixos de intervenção de uma candidatura, recentemente apresentada, à iniciativa DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária).
PUBLICIDADE
O presidente da CMC, Manuel Machado, o presidente da Coimbra + Futuro, Nelson Lopes, e o chefe do Gabinete de Apoio ao Investidor da CMC, Jorge Brito, apelaram aos representantes das freguesias para que sejam parceiros ativos da candidatura apresentada pela Coimbra + Futuro, que foi recentemente apresentada à 2.ª fase das DLBC 2014-2020, integrado no Portugal 2020. Compareceram na sessão 12 presidentes, ou representantes, de juntas e uniões de freguesias do concelho de Coimbra.
A ferramenta DLBC visa envolver atores locais no desenvolvimento de respostas para os desafios sociais, ambientais e económicos, ao mesmo tempo que dota os territórios de uma abordagem de financiamento que não estava disponível para os agentes públicos e privados (o que levou a CMC a desafiar os agentes da sociedade civil para a criação da Associação de Desenvolvimento Local Coimbra + Futuro, sendo, atualmente, um dos seus associados).
A candidatura recentemente apresentada pela Coimbra + Futuro, denominada Parceira Coimbra 2020, que, segundo a CMC, dispõe de boas condições para ser bem sucedida, tem, como um dos seus objetivos, auxiliar na criação de mais de 150 postos de trabalho e apoiar mais de 300 projetos.
A Abordagem DLBC baseia-se nas ligações entre os setores e os seus intervenientes, numa lógica ascendente e participativa, de forma a ter efeitos multiplicadores no desenvolvimento local e mobilizar a sociedade civil.
Related Images:
PUBLICIDADE