Coimbra
Freguesia da Arrifana “renasce com o Festival do Petisco”
“A Freguesia de Arrifana renasce com o Festival do Petisco” disse ontem, domingo, 27 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares durante a visita ao certame.
“A população mostrou vitalidade na preparação dos pratos tradicionais, envolvendo as pessoas das aldeias, em especial, as mais idosas que saíram do confinamento das suas habitações e vieram partilhar receitas e tradições da gastronomia local”, acrescentou o autarca, João Miguel Henriques, realçando que para além da importância da promoção da gastronomia está a “dinamização social das gentes de Arrifana, depois de anos de inércia na freguesia”.
PUBLICIDADE
Um exemplo da vontade de participação foi o de uma habitante da aldeia de Vilar, com 94 anos de idade, que acordou neste domingo especialmente mais cedo, às cinco horas da manhã, para amassar e cozer a broa em forno de lenha para levar ao festival.
“Mais de meio milhar de pessoas participaram nesta primeira edição do Festival do Petisco”, revela o presidente da Junta de Freguesia, José Manuel Henriques, acrescentando que foram superadas todas as expectativas na resposta do público, mas também na mobilização das associações e grupos de pessoas das várias aldeias da Freguesia. “É uma iniciativa para repetir”, rematou.
Centro de Convívio do Carvalho, Centro de Convívio do Soutelo, Ponte Romana, Comissão de Festas do Sobreiro, Comissão de Festas de Louredo, Comissão de Festas de Santa Maria, Rancho Folclórico do Centro de Convívio do Carvalho, Grupo do Vilar, Poyares Rotações e Grupo Motard de Vila Nova de Poiares foram as entidades que apresentaram os petiscos, cada uma na sua barraquinha própria, decorada a preceito com marcas da tradição e peças de artesanato.
A freguesia de Arrifana é rica na gastronomia pela diversidade do seu território, que abrange zona de serra, campo, sendo delimitada a noroeste pelo Rio Mondego e fica na rota da Estrada Nacional n.º 2, que liga Poiares ao IP3.
Esta diversidade permitiu aos participantes apresentar petiscos variados como o arroz de bucho, torresmos, papas de couve serrana, peixinhos do rio, enguias, negalhos, frango com migas, pataniscas e todo um leque de especialidades de doçaria de onde se destaca o arroz doce com canela.
Todos os visitantes receberam uma caneca em barro como lembrança do dia em que a Freguesia de Arrifana renasceu e mostrou ser boa anfitriã, à mesa e na animação durante todo o dia, reativando também o Pavilhão Eduardo Campos, em Santa Maria, que segundo a população tem estado nos últimos anos sem atividades.
A organização esteve a cargo da Junta de Freguesia de Arrifana, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, às quais se juntaram diversas entidades, nomeadamente Centro de Convívio do Carvalho, Centro de Convívio do Soutelo, Ponte Romana, Comissão de Festas do Sobreiro, Comissão de Festas de Louredo, Comissão de Festas de Santa Maria, Rancho Folclórico do Centro de Convívio do Carvalho, Grupo do Vilar, Poyares Rotações e Grupo Motard de Vila Nova de Poiares.
Related Images:
PUBLICIDADE