Região
Francisco José Viegas nas “5as de Leitura”
O professor, jornalista, escritor e editor Francisco José Viegas é o convidado de novembro do projeto de promoção e incentivo à leitura “5as de Leitura” cuja sessão terá lugar dia 21 pelas 21;30, na Sala de Leitura da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz.
A entrada é gratuita, contudo, sujeita à lotação do espaço, e a moderadora deste projeto será a professora e crítica literária Teresa Carvalho.
PUBLICIDADE
Francisco José Viegas nasceu em 1962. Licenciou-se em Estudos Portugueses na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1983, e foi assistente de Linguística na Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora até 1987.
De junho de 2011 a outubro de 2012 exerceu o cargo de Secretário de Estado da Cultura. Foi jornalista do Jornal de Letras, Expresso, Semanário, O Liberal, O Jornal, Se7e, Diário de Notícias, O Independente, Record, Visão, Notícias Magazine, Elle, Volta ao Mundo e Oceanos e diretor das revistas Ler e Grande Reportagem, bem como da Gazeta dos Desportos. Foi diretor da Casa Fernando Pessoa, entre 2006 e 2008.
Foi autor e apresentador de vários programas culturais em vários canais de televisão e na rádio (TSF e Antena 1): Livro Aberto, Escrita em Dia, Ler para Crer, Primeira Página, Avenida Brasil, Prazeres, Um Café no Majestic, A Torto e a Direito, Nada de Cultura.
Tem publicadas dezenas de obras de poesia, romances, contos, uma peça de teatro e relatos de viagens, e alguns dos seus livros estão editados no Brasil, Alemanha e França. Em 2006, recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores.
Da sua obra destacam-se livros de poesia (Metade da Vida, O Puro e o Impuro, Se Me Comovesse o Amor) e os romances Regresso por um Rio, Crime em Ponta Delgada, Morte no Estádio, As Duas Águas do Mar, Um Céu Demasiado Azul, Um Crime na Exposição, Um Crime Capital, Lourenço Marques, Longe de Manaus (Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores 2005), O Mar em Casablanca, O Colecionador de Erva, A Poeira que Cai sobre a Terra e Outras Histórias de Jaime Ramos e A Luz de Pequim (Prémio Fernando Namora 2020 e Prémio PEN 2020 Narrativa)
Related Images:
PUBLICIDADE