A Escola Universitária Vasco da Gama (EUVG), em parceria com o Serviço Médico Veterinário e Segurança Alimentar da Câmara Municipal de Coimbra e a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), organizam o IV Fórum de Medicina e Gestão de Abrigos.
A quarta edição do Fórum de Medicina e Gestão de Abrigos, que decorrerá nos dias 15 e 16 de abril no Convento São Francisco, em Coimbra, vai debater temas relevantes, como por exemplo a Prevalência de Doenças Infeciosas Zoonóticas, Sobrepopulação de cães numa perspetiva One Health, Resgate Técnico de Pequenos e Grandes Animais, Alojamento e Bem-estar de cães e gatos, Comportamento Canino e Reabilitação Social, e Contaminação Parasitária dos Parques Públicos em Coimbra.
Mariana Portugal, médica veterinária e Chefe de Divisão do Serviço Médico Veterinário e de Segurança Alimentar da CM de Coimbra, reconhece a importância do congresso, pois promove o desenvolvimento da Medicina Veterinária de Abrigo, área emergente no campo das Ciências Veterinárias.
PUBLICIDADE
O foco passa pela promoção da saúde e bem-estar dos animais em situações de vulnerabilidade, numa perspetiva de “Uma Só Saúde”, em estreita integração com as vertentes da saúde humana e ambiental, e em constante evolução com os novos conhecimentos científicos, com aspetos sociais e éticos.
O Fórum tem vindo a oferecer oportunidades de partilha de conhecimentos e experiências entre os intervenientes, contribuindo para o crescimento dos capitais humanos que, de alguma forma, estão envolvidos nesta temática, com vista a proporcionar a melhoria do bem-estar e das condições dos animais “institucionalizados”, onde se discute e abre caminho na resolução da problemática da sobrepopulação de cães e gatos, entre outros temas relevantes.
A organização do Fórum acredita que a realização da quarta edição do Congresso permitirá a todos os envolvidos nesta área, melhorar a sua abordagem, a sua perspetiva e enriquecer o seu trabalho e com isso melhorar o bem-estar dos animais ao seu cuidado.
Destinado a médicos veterinários, enfermeiros veterinários, tratadores de animais, colaboradores de Centros de Recolha Oficiais e de Associações Zoófilas, e outros profissionais que de algum modo tenham interesse pelos temas em debate, o evento também está aberto à participação de estudantes da área das Ciências Veterinárias.
Além de vários momentos de partilha, com apresentações, mesas redondas e painéis, haverá espaço para a comunicação oral de resumos, bem como irão ser realizados diversos workshops e simulacros.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE