A primeira edição da Feira do Folar e da Arrufada de Coimbra realiza-se este sábado, dia 19 de abril, entre as 10:00 e as 18:00, no Mercado Municipal D. Pedro V.
Inicialmente prevista para o Pátio da Inquisição, a iniciativa foi transferida devido à previsão de condições meteorológicas adversas, mantendo-se assim a programação prevista.
Integrada no programa “Sabores e Sons da Páscoa”, promovido pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra para celebrar a Páscoa, a Feira do Folar e da Arrufada de Coimbra tem como objetivo valorizar a doçaria tradicional da região durante o período pascal, destacando especialidades como o folar doce e a arrufada. O objetivo é promover e homenagear os produtos gastronómicos doces tradicionais da região de Coimbra durante o período pascal.
PUBLICIDADE
A primeira edição do evento realiza-se já no próximo sábado, dia 19 de abril, entre as 10:00 e as 18:00, no Mercado Municipal D. Pedro V, devido à previsão de condições atmosféricas adversas.
Participam no certame oito pastelarias locais – Briosa, Vasco da Gama, Arco Íris, Café Nicola, Vénus, Moinho Velho do Arnado, Visconde e a CIC Pastelaria -, bem como uma boleira tradicional do Bolo de Ançã. Além disso, participam ainda seis representantes de várias regiões do país a convite da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, nomeadamente: Confraria do Arroz Doce de Almalaguês, Confraria Enogastronómica da Madeira, Confraria dos Gastrónomos dos Açores, Confraria do Queijo do Rabaçal, Confraria dos Vinhos de Sicó e Confraria da Ginjinha e Jeropiga.
Durante a feira, será realizado um concurso para eleger o melhor folar doce, com atribuição dos três primeiros classificados, avaliados por um júri especializado.
A iniciativa insere-se na estratégia municipal de dinamização cultural e urbana, mas também de promoção do património gastronómico, enriquecendo a experiência dos residentes e visitantes durante a época festiva.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE