Portugal

Fogo no planalto de Monforte em fase de resolução

Notícias de Coimbra com Lusa | 18 horas atrás em 18-09-2024

Imagem: A vVoz de Trás-dos-Montes Facebook

O fogo que deflagrou na segunda-feira no planalto de Monforte, em Chaves, encontra-se em fase de resolução desde as 20:45, indicou à Lusa o Comando Sub-Regional do Alto Tâmega e Barroso.

PUBLICIDADE

“Entrou em fase de resolução pelas 20:45”, indicou fonte do Comando Sub-Regional.

De acordo com a informação disponível pelas 21:50 na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), 80 operacionais, apoiados por 27 viaturas, procediam aos trabalhos de rescaldo no local.

PUBLICIDADE

Na terça-feira à noite, o presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, disse à Lusa que o fogo, que durante a tarde foi combatido por dois aviões, ainda lavrava com alguma intensidade.

No distrito de Vila Real, o concelho de Vila Pouca de Aguiar é o que regista mais fogos desde segunda-feira, com várias frentes que se alastraram de norte a sul do município, queimando pinhal e aproximando-se de várias aldeias.

PUBLICIDADE

Sete pessoas morreram e cerca 120 ficaram feridas, das quais 10 em estado grave, devido aos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Viseu, que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas.

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 106 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro, já arderam perto de 76 mil hectares.

Às 19:30, a proteção civil contabilizava 34 incêndios ativos, sendo que destes 18 assumiam uma dimensão “significativa” e mobilizam mais meios, estando centralizadas na região de Aveiro (dois), sub-região de Viseu Dão Lafões (cinco), Alto Tâmega e Barroso (quatro), Área Metropolitana do Porto (um), sub região do Douro (um) e Tâmega e Sousa (cinco).

No combate aos 18 incêndios estavam envolvidos 2.434 operacionais, apoiados por 734 meios terrestres e 23 meios aéreos.

O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e alargou até quinta-feira a situação de alerta, face às previsões meteorológicas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE