Um incêndio em Alfena, no concelho de Valongo, está “descontrolado” devido às “fortes rajadas de vento”, mobilizando às 16:30 mais de 100 operacionais e seis meios aéreos, disse hoje à Lusa o comandante operacional municipal.
PUBLICIDADE
Segundo Delfim Cruz, o fogo, que começou hoje às 12:27 em Alfena, “já passou para Valongo, no distrito do Porto, seguindo em direção à Quinta Rei, onde estão sediados meios da Afocelca”, empresa parceira do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.
Apesar da progressão do fogo, o responsável referiu que não há habitações em risco.
Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o incêndio mobilizava, pelas 16:30, 153 operacionais, apoiados por 41 carros e seis meios aéreos.
O alerta especial vermelho de agravamento do risco de incêndio florestal que vigora em vários distritos vai terminar às 23:59 de hoje, passando todo o continente a estar em alerta laranja, devido à diminuição das temperaturas até quinta-feira.
O anúncio foi feito hoje pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, numa conferência de imprensa que decorreu nas instalações da proteção civil, em Carnaxide, distrito de Lisboa, ressalvando contudo que pode ser novamente decretado um novo alerta vermelho se as condições se agravarem a partir de quinta-feira.