Primeira Página

Flor de Quiaios: A sobremesa “inventada” por uma guarda prisional

Susana Brás | 5 meses atrás em 24-08-2024

A Flor de Quiaios é uma sobremesa que mistura o salgado e o doce com o tradicional chouriço desta vila da Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

A mentora deste “agridoce” é Cláudia Gomes que quis homenagear a sua terra natal. Em 2022 foi desafiada pelo presidente da Junta de Freguesia de Quiaios para participar no  Concurso de Inovação da Gastronomia Tradicional da Figueira da Foz, promovido pela Microninho com o apoio da autarquia.

Como gosta de um bom desafio e adora cozinhar, inovar e inventar receitas, meteu mãos na massa e alcançou o terceiro lugar no concurso que pretendia estimular a utilização dos produtos endógenos do território como elemento fundamental do produto gastronómico.

Foi assim que nasceu a Flor de Quiaios, uma sobremesa “agridoce, feita de massa tipo brioche, chouriço picado, cogumelos salteados e é finalizada com geleia de marmelo”, contou, ao NDC, a mulher de 49 anos.

A guarda prisional não revela o segredo apenas os ingredientes, mas quem prova fica fã desta sobremesa, que também pode “ser lanche ou uma entrada”, afiança.

“Gosto de cozinhar, de inventar, de criar ajuda-me a aliviar o stress do trabalho”, conta Cláudia Gomes que já soma 21 anos naquela força de segurança, dentro das cadeias.

É no Festival do Chouriço Tradicional de Quiaios, que decorre até domingo, 25 de agosto, que encontra esta iguaria.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE