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Filmes, leituras e debates no TCSB antecipam próxima estreia d’A Escola da Noite
A Escola da Noite está a preparar a apresentação do espectáculo “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”, do dramaturgo romeno Matéi Visniec.
A pouco mais de um mês da estreia, inicia no Teatro da Cerca de São Bernardo um programa de iniciativas que visa contextualizar a peça e fomentar a reflexão e o debate em torno dos principais temas que ela suscita.
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Três sessões de cinema, uma leitura, teatro filmado, um ensaio aberto seguido de debate e até concursos com perguntas de cultura geral são as propostas da companhia para as próximas semanas.
A peça remete-nos para o período do regime comunista na Roménia (1947-1989). Sérgio Penegaru (um escritor que se recusa a escrever “poemas patrióticos”) e outros três intelectuais, presos pela polícia política, convivem numa cela da tristemente célebre prisão de Sighet. Divertem-se, para espanto dos seus carcereiros, a representar “A Cantora Careca”, de Eugène Ionesco.
Como grande parte da obra de Visniec – autor inédito em Portugal mas com uma crescente projecção internacional –, “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres” é uma crítica mordaz mas bem-humorada aos regimes totalitários. Sem fugir à realidade concreta da ditadura que dominou a Roménia por mais de 40 anos, o autor utiliza o surrealismo e o absurdo para expor a velha e intemporal máxima sobre a realidade que ultrapassa a ficção.
Visniec dedica este texto a Eugène Ionesco, escritor romeno que é considerado (com Samuel Beckett) um dos fundadores do teatro do absurdo. Personagens de duas das suas peças mais famosas – “A Cantora Careca” e “A Lição” – irrompem mesmo na trama e reforçam o carácter surreal e cómico da obra. Sobre esta opção e a homenagem que quis fazer, Matéi Visniec não podia ser mais claro: “numa Roménia comunista onde o absurdo quotidiano rivalizava com o teatro do absurdo, descobri na verdade a liberdade absoluta e uma ferramenta extremamente eficaz de luta contra a opressão, a burrice e o dogmatismo ideológico”.
Na programação que definiu para antecipar a estreia deste espectáculo, A Escola da Noite valoriza duas linhas essenciais: a documentação do período comunista na Roménia (com a exibição dos filmes “Histórias da idade de ouro”, “Anfiteatros e Prisões” e “Auto-Biografia de Nicolae Ceausescu”) e a extensão da homenagem proposta pelo autor a Ionesco e ao teatro do absurdo, com a leitura de “A Cantora Careca” e a projecção do registo vídeo do espectáculo “As Lições”, que Ricardo Pais dirigiu para o Teatro Nacional de São João em 1998.
O programa conta com o apoio do Instituto Cultural Romeno e prevê ainda duas sessões de um concurso de cultura geral (a ter lugar no bar do teatro, com uma secção inspirada pela peça) e o debate após um ensaio aberto, organizado em parceria com a Associação de Profissionais de Serviço Social, no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de Dezembro).
À excepção do filme “Autobiografia de Nicolae Ceausescu”, todas as iniciativas têm entrada gratuita. Os detalhes de cada uma destas actividades podem ser consultados no blogue d’A Escola da Noite (http://weblog.
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