Região
Figueira da Foz reabre equipamentos culturais municipais
De acordo com o Plano de Desconfinamento aprovado em conselho de Ministros de 30 de abril 2020, no âmbito do Estado de Calamidade decorrente da Pandemia de COVID-19, o Município da Figueira da Foz irá reabrir ao público, a partir da próxima segunda-feira, 18 de maio de 2020, o Museu Municipal Santos Rocha, os Núcleos Museológicos do Mar, os espaços expositivos do Centro de Artes e Espectáculos e a Casa do Paço.
PUBLICIDADE
O Município está satisfeito por poder voltar a receber visitantes nos seus espaços culturais e proporcionar-lhes uma experiência de visita e atendimento segura.
Para tal, todos os colaboradores estarão devidamente equipados com máscara, cumprindo as normas da DGS e os espaços estarão dotados, de marcas de espaço de atendimento e de distanciamento físico em relação ao balcão. Junto de todas as entradas e saídas, assim como no interior, estarão disponíveis soluções líquidas de base alcoólica que os visitantes deverão utilizar.
As regras de entrada e permanência nos equipamentos culturais podem ser consultadas em www.cm-figfoz.pt e nas redes sociais.
Centro de Artes e Espectáculos
o Centro de Artes e Espectáculos (CAE) irá reabrir o acesso aos espaços expositivos, ao serviço de bilheteira e aos espaços comerciais, no horário compreendido entre as 13h00 e as 19h30 de segunda a sexta-feira e das 14h00 às 19h00 aos sábados. O acesso ao CAE far-se-á pela porta Sul (Rua Abade Pedro).
O acesso aos espaços e permanência neles estará condicionado à obrigatoriedade de utilização de máscara e respeito das distâncias de segurança, regras de etiqueta respiratória e normas de higienização recomendadas pela DGS.
A permanência nas Salas de Exposições e nos Espaços Comerciais está condicionada, entre outras, à norma de respeito pelo limite máximo de pessoas em simultâneo por espaço: Sala 2 – 4 pessoas; Sala 3 – 2 pessoas; Sala Zé Penicheiro – 2 pessoas; Sala Afonso Cruz – 2 pessoas; espaços comerciais -2 pessoas.
O atendimento pelo Serviço de Bilheteira deverá ser, sempre que possível, previamente agendado (por telefone 233 407 200 ou correio eletrónico bilheteira@cae.pt).
Frente ao balcão de atendimento apenas poderão estar em simultâneo 4 pessoas, que deverão respeitar as marcas de espaço de atendimento e de distanciamento físico em relação ao balcão,
A utilização dos elevadores está condicionada apenas a acesso aos espaços abertos ao público no 1º piso, em situações de mobilidade reduzida, com uma lotação máxima de 2 pessoas. A utilização das instalações sanitárias está condicionada, nomeadamente, a quatro pessoas em simultâneo.
A permanência nos espaços do Jardim Interior, Parque de Estacionamento e Auditórios está interditada até 31 de maio, inclusive, ou salvo indicação contrária.
Museu Municipal Santos Rocha
O Museu Municipal Santos Rocha irá abrir ao público, excecionalmente e de forma gratuita, dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, devendo os visitantes cumprir com as normas de acesso e permanência no espaço museológico, nomeadamente o uso de máscara, a desinfeção das mãos à entrada e o cumprimento do distanciamento social.
A partir de dia 19 de maio o Museu Municipal Santos Rocha irá funcionar de terça a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos sábados das 14h00 às 19h00.
Recomenda-se que os visitantes efetuem marcação prévia de visita, através do endereço de correio eletrónico: museu@cm-figfoz.pt. As visitas conjuntas não poderão exceder as 10 pessoas e, durante as mesmas, aconselha-se ao uso de luvas.
Todos os equipamentos eletrónicos existentes nas exposições do Museu Municipal estarão desligados, as instalações sanitárias serão abertas por solicitação, o elevador só funcionará mediante solicitação, o bengaleiro e a loja estarão encerrados, bem como o Serviço Educativo.
Núcleo Museológico do Mar e Posto de Turismo de Buarcos
O Núcleo Museológico do Mar (NMMar) e o Posto de Turismo de Buarcos (a funcionar no R/c do espaço museológico) reabrem também na segunda-feira, 18 de maio.
Os espaços irão funcionar de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, estando condicionada a entrada e permanência nos mesmos ao cumprimento das regras de distanciamento social, ao uso de máscara ou viseira e, no caso do NMMar, a um limite máximo de 5 pessoas em simultâneo.
As visitas de grupo, que não podem exceder as 5 pessoas, devem ser previamente agendadas via correio eletrónico: nucleo.mar@cm-figfoz.pt .
A venda de quaisquer livros editados pelo Município e outro material promocional estará interdita por tempo indeterminado e o posto de turismo disporá única e exclusivamente de mapas da cidade para entrega gratuita.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE