Vamos
Fica em Portugal a Capela mais cara do mundo… Sabe qual é?
É na capital portuguesa que podemos encontrar a Capela de São João Batista. Trata-se da capela mais cara do mundo, uma atração imperdível de Lisboa.
O nosso país tem uma história muito ligada à religião, especialmente à cristã. Ao longo do tempo, foram construídos diversos edifícios que comprovam o apreço que os portugueses tiveram por construções religiosas onde pudessem aprofundar a sua fé. Muitos templos foram construídos ao longo de vários séculos: mosteiros, igrejas, capelas.
PUBLICIDADE
Algumas dessas construções religiosas destacam-se pela imponência, outras igrejas pela beleza deslumbrante do seu conjunto de azulejos. Há templos que escondem uma riqueza incomum no seu interior.
Contudo, com a capela dedicada a São João Batista acontece algo distinto. Os contornos da sua construção levaram a que ela se destaque pelo custo que implicou… É na capital portuguesa que podemos encontrar a Capela de São João Batista. Trata-se da capela mais cara do mundo. Uma atração imperdível de Lisboa.
Localização e história
A Capela de São João Batista é um templo situado na capital portuguesa. Ele está presente na Igreja de São Roque.
Esta capela tem uma origem antiga, com vários séculos. A sua existência deve-se a uma encomenda feita pelo rei D. João V, algo que aconteceu no século XVIII. O rei D. João V é conhecido pela sua ambição desmedida.
Este rei tinha apreço pela cultura, arte e religião. No entanto, o monarca, também conhecido como “o Rei-Sol Português”, ficou para a história devido aos gastos que tinha com obras.
A utilização da imensa riqueza presente nos cofres da Coroa portuguesa permitiu ao rei português criar uma obra ímpar.
Ele recorreu ao ouro e a diamantes que se trazia com regularidade do Brasil para construir monumentos fantásticos. O monarca foi responsável por projetos megalómanos, tendo investido na criação de projetos ambiciosos, nomeadamente o Convento de Mafra.
A capela mais cara do mundo
A Capela de São João Batista foi um desses projetos do rei conhecido pelo cognome “Magnânimo”. Esta capela é representativa da influência da arte europeia em Portugal, sendo considerada a capela mais cara do mundo devido às circunstâncias que levaram à sua construção. Além do custo que a capela teve por si só, há a somar o transporte.
Originalmente, a capela foi construída em Itália, mais precisamente em Roma. Esta capela é uma obra-prima da arte italiana. Os embrechados e os materiais preciosos que cobrem a capela foram solicitados pela corte portuguesa. Posteriormente, foram necessários três navios para ela ser transportada para Lisboa, o que implicou um investimento significativo.
Com esta capela que demonstrava a devoção do Rei português a S. João Batista, padroeiro da sua ordem militar, o monarca pretendia afirmar o prestígio de Portugal na Europa.
A Capela de São João Batista foi encomendada pelo rei a Luigi Vanvitelli e Nicola Salvi. Estes arquitetos italianos ficaram responsáveis pela construção da capela mais luxuosa de todo o mundo. O templo foi construído entre 1742 e 1747, na cidade de Roma.
Os números da capela
O trabalho dos arquitetos italianos estendeu-se por meia década, contando com a participação de mais de 130 artífices. Após as obras serem concluídas, a capela foi benzida pelo Papa Bento XIV.
Esse momento aconteceu na Igreja de Santo António dos Portugueses. Posteriormente, a capela foi desmontada. As 174 peças que faziam parte deste templo foram transportadas de barco para a capital portuguesa.
A construção em Lisboa
Foi em 1750 que a Capela de São João Batista foi montada no seu local final, tendo sido inaugurada oficialmente em 1752. Esse momento contou com a presença do monarca e da família Real.
A construção foi de qualidade, pois o templo conseguiu manter-se de pé após um acontecimento marcante ter devastado a capital portuguesa. A capela sobreviveu ao terramoto de 1755. Mais tarde, a capela foi entregue à Misericórdia de Lisboa por D. José I, o que aconteceu em 1768, após a expulsão da Companhia de Jesus.
Características
A capela apresenta uma estrutura com linhas austeras neoclássicas. O templo conjuga elementos rocaille típicos da época, comuns no século XVII. A construção religiosa estende-se ao longo de 10 m de comprimento, apresentando 6 m de largura e uma altura máxima de 12 m.
A capela mais cara do mundo encontra-se revestida com materiais nobres e raros. Entre eles podemos destacar: ametista, pórfido roxo, ágata, lápis lazuli, mármore de Carrara, branco-negro de França, alabastro e jade. Este templo magnífico apresenta ainda elementos em bronze dourado, embutidos de madeira e de marfim e mosaicos figurativos.
A decoração desta construção religiosa também é merecedora dos maiores elogios. No seu interior, é possível encontrar três painéis em relevo, feitos por Alessandro Algardi e Francesco Queirolo. Nesses relevos, é possível encontrar uma representação de cenas da vida de São João Batista.
É possível encontrar uma pintura em mosaico da autoria de Agostino Masucci. Esta obra presente na capela-mor apresenta-nos uma representação do batismo de Cristo realizado por São João Batista. A presença de um mosaico no teto da capela também salta à vista de quem visita o templo.
Esta obra da autoria de Mattia Moretti representa a glória de São João Batista. Giovanni Battista Natali é o artista responsável por outro mosaico encantador, que está situado no pavimento da capela.
Nesta construção religiosa, também se destacam algumas esculturas. A presença de três esculturas em mármore no remate do retábulo corresponde a elementos decorativos interessantes.
Na cobertura, também se encontram quatro esculturas em mármore. No arco exterior, é possível observar as Armas Reais Portuguesas entre anjos. A capela apresenta ainda um conjunto formidável de obras italianas setecentistas de ourivesaria, paramentos e livros destinados às práticas litúrgicas celebradas no templo.
Recomendação
Quem tiver interesse em visitar a Capela de São João Batista deve apenas dirigir-se à Igreja de São Roque, que se encontra aberta ao público. No entanto, convém saber que deve dirigir-se ao edifício ao lado da Igreja para visitar a capela e o museu local.
É também necessário pagar 2,50€ (preço para adultos) pela entrada neste espaço reconhecido como um dos tesouros nacionais que podemos contemplar. Ele encontra-se aberto entre as 10:00 e as 18:00, de terça a domingo.
Localização: Largo Trindade Coelho, 1200-470 Lisboa. Mais informações deve contactar 213 235 065 (449) ou por email.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE