Saúde

Fibrose pulmonar é uma doença que deixa cicatrizes nos pulmões. Faça um diagnóstico precoce

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 02-09-2024

Imagem: depositphotos

Setembro é o mês de Sensibilização para a Fibrose Pulmonar e foi lançado um alerta em forma de campanha de modo a alertar os portugueses para os sintomas da doença. É recomendado um diagnóstico precoce.

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPF) e a associação RESPIRA divulgaram, com o apoio da Boehringer Ingelheim, uma campanha de alerta para a fibrose pulmonar. A campanha dá a conhecer os sintomas desta doença e adverte para um diagnóstico antecipado.

PUBLICIDADE

publicidade

A fibrose pulmonar é uma doença que deixa cicatrizes nos pulmões. ao progredir, impede a realização de atividades básicas e afeta diferentes partes do dia-a-dia dos afetados.

António Morais, presidente da SPP informa que a progressão desta doença é “irreversível” e que, deste modo, o diagnóstico precoce é essencial para que seja possível “intervir terapeuticamente antes que o doente já tenha uma perda funcional que se traduz em perda de qualidade de vida”.

Segundo José Alves, presidente da FPF, o diagnóstico da fibrose pulmonar é difícil devido “à ausência de queixas específicas” e informa, também que existem novos medicamentos impedem a progressão da doença.  

Para evitar a progressão desta doença é, então, necessário alertar, não só a população em geral, mas também os profissionais de saúde, sendo fulcral que todos os médicos estejam atentos.

António Morais destaca a literacia em saúde no nosso país, como um “um impulso significativo”, através da divulgação dos sinais e sintomas das doenças, com destaque para aquelas que não são tão comuns, como a fibrose pulmonar.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE