Cinema

Festival Marmostra na Praia da Tocha tem 94 curtas-metragens a concurso

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 15-07-2023

A sexta edição do Marmostra Internacional Film Festival, a decorrer de 21 a 23 de julho, vai reunir a concurso 94 curtas-metragens de 115 países, na Praia da Tocha, no concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra.

Organizado pela Associação de Moradores da Praia da Tocha, o festival internacional conta com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede e da Junta de Freguesia da Tocha.

PUBLICIDADE

“Houve 2.014 [inscrições] de 115 países diferentes, das quais foram selecionadas 94 curtas-metragens”, disse hoje, à agência Lusa, o fundador e coordenador da iniciativa desde a primeira edição, Paulo Delgado.

Os cineastas inscritos são oriundos de 115 países, entre os quais, por exemplo, Brasil, Cazaquistão, Índia, França, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Ucrânia e Rússia.

“O país que mais curtas-metragens mandou para a Marmostra foi o Irão”, acrescentou.

O período das candidaturas decorreu até ao dia 22 de maio e tem como temas o Mar, Ambiente e Tradições.

Criado em 2017, o festival anual “oferece uma plataforma para cineastas emergentes que aproveitam para exibir as suas obras e compartilhar as suas histórias com o público. Com uma seleção cuidadosa de filmes e parcerias estratégicas, a Marmostra busca expandir o acesso à cultura cinematográfica e fortalecer o cenário do cinema em Portugal”, sublinha o presidente da direção da Associação de Moradores da Praia da Tocha, Alberto Oliveira.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesta edição, os alunos até aos 16 anos puderam participar no Marmostra Júnior, com uma curta-metragem sobre o tema Mar, de cerca de cinco minutos (prémio de 100 euros).

Durante os três dias do festival, vão ser exibidas as 94 curtas-metragens a concurso, sendo o anúncio dos vencedores feito na sessão de encerramento do certame, no dia 23 de julho, pelas 23:30.

Serão distinguidas, com um primeiro e um segundo prémios, as melhores curtas de cada uma das três categorias a concurso – Mar, Ambiente e Tradições.

O primeiro prémio é no valor de 300 euros e o segundo de 150 euros.

Questionado pela agência Lusa sobre a quantidade de inscrições comparativamente a anos anteriores, Paulo Delgado disse que tem sido “sensivelmente igual”.

“No ano passado houve mais algumas [curtas-metragens concorrentes], talvez devido ao facto de as pessoas terem estado em casa, por causa da pandemia. Este ano houve ligeiramente uma diminuição, mas não é muito significativa”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE