Vamos
Festival Marionetas ao Centro anima a Lousã durante uma semana
O 13.º Festival Marionetas ao Centro vai decorrer na Lousã, entre 21 e 28 de outubro, com um programa de uma semana que inclui espetáculos, animação de rua e oficinas.
Esta edição do Marionetas ao Centro abre com a Companhia Realejo, de Adriana Daltoé e William Barreto, dois brasileiros residentes em Lisboa desde 2018.
No Mercado Municipal da Lousã, a dupla vai fazer o seu espetáculo com “caixas de lambe-lambe”, que constituem a base de um género de teatro tradicional do Brasil, em cujo espaço cénico, geralmente formado por uma caixa preta de tamanho reduzido, intervêm as figuras animadas.
PUBLICIDADE
“Inspirado, inicialmente, nas máquinas fotográficas à la minute, nelas são apresentadas narrativas através da manipulação de bonecos, de curta duração e para um número reduzido de espetadores”, explica Detlef Shafft, da Companhia Marimbondo, que organiza o festival, num comunicado enviado à agência Lusa.
No primeiro dia, sábado, o espetáculo noturno realiza-se às 21:30 no Momo – Museu do Circo, em Foz de Arouce, arredores da sede do concelho, com a participação do artista Caio Stolai, que apresenta o espetáculo “Circo Poeira”, uma homenagem ao circo que também inclui teatro e bonecos.
Nos dias 23, 24 e 25, os jardins de infância do concelho e a Biblioteca Municipal Comendador Montenegro recebem um “espetáculo de embalar” da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora, intitulado “Para que servem as mãos”.
Trata-se, segundo Detlef Shafft, de “uma peça que tem como objetivo consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância”.
“O projeto visa estimular e favorecer nas crianças a expressão de uma visão crítica do mundo”, sublinha o diretor da Marimbondo, com sede na Lousã (distrito de Coimbra).
Por sua vez, a Companhia de Teatro Experimental de Poiares (CTEP) orienta as oficinas de construção de marionetas de sombra, nas escolas EB1 e EB2, nos dias 23 e 24.
Para os dias 26 e 27, nas escolas locais do primeiro Ciclo e na Biblioteca Municipal, está agendada a exibição das Marionetas Rui Sousa, com o original para fantoches “As laranjas doces do jesuíta”, que conta “como chegaram as laranjas doces” a Portugal.
Iniciado em 2006, o Festival Marionetas ao Centro teve as primeiras quatro edições no concelho vizinho de Penela, mas, após alguns anos de interregno, os promotores decidiram retomar a iniciativa, na Lousã, em conjunto com o município, presidido por Luís Antunes, que cedeu à Marimbondo o edifício da antiga Escola de Foz de Arouce, onde está instalado o Museu do Circo.
O programa encerra no dia 28, no Momo, com a peça “Palhinhas, a história de um espantalho” pela Companhia de Teatro Krisálida, de Caminha.
“Este espetáculo é uma viagem pelo mundo da música e das formas animadas, onde o lixo pode ser tudo e tudo pode ser lixo, quando para ele olhamos de uma perspetiva útil e criativa”, salienta a Associação Cultural Marimbondo.
Related Images:
PUBLICIDADE