Coimbra

Festival de Marchas antecipa “monumentais” fogueiras em Eiras

António Alves | 1 ano atrás em 28-06-2023

A Rua da Cruz Nova, em Eiras, acolhe no sábado, 1 de julho, a 8.ª edição do Festival de Marchas de Eiras. A marcha da Madragoa é a principal convidada desta edição que conta como novidade a realização neste local das “monumentais” Fogueiras de Eiras.

PUBLICIDADE

O evento tem início às 21:00 e contará com a presença da Marcha do Grupo Artístico da Ribeira de Frades, a Marcha Gandaresa da Praia de Mira e a Marcha de São Martinho da Cortiça (Arganil), para além do grupo convidado e da marcha organizadora: a Marcha Popular de Eiras. 

A iniciativa irá obrigar a alguns constrangimentos de circulação nesta zona da freguesia, tendo o presidente da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia, solicitado o apoio dos moradores do Bairro da Quinta do Prado para que tudo decorra sem problemas.

PUBLICIDADE

O autarca agradeceu também aos empresários da zona a cooperação que têm tido para a realização do festival através “da cedência de espaços para o acolhimento dos vários grupos e de áreas para a realização das refeições”.

Este ano, e após desafio da junta, vão ter lugar na Rua da Cruz Nova as tradicionais Fogueiras de Eiras. Uma iniciativa da Comissão de Festas que, normalmente, decorre no Largo de Eiras. Esta situação obrigava os interessados a terem de se deslocar cerca de 10 minutos a pé desde o festival até ao centro da freguesia. “Quisemos este ano casar dois eventos que não faziam sentido estarem separados”, referiu Luís Correia.

PUBLICIDADE

O objetivo, de acordo com o autarca, é aproveitar a presença de todos aqueles que se deslocam ao festival para dar a conhecer as “monumentais” Fogueiras de Eiras. “São maiores do que aquelas que têm lugar anualmente na Alta de Coimbra. Queremos cativar as pessoas a ficarem por cá até às 02:00”, disse.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a apresentação dos eventos

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE