Vamos
Festas do Santo Cristo com animação, restaurantes e iluminação
A Câmara Municipal de Ponta Delgada revelou hoje que as Festas do Santo Cristo vão contar com iluminação no Campo de São Francisco, restaurantes e animação musical, ao contrário do que tinha sido anteriormente anunciado.
Em comunicado, o executivo camarário destaca o “espírito de diálogo profícuo e proveitoso” com o reitor do Santuário e com o provedor da Irmandade das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
“Conseguimos chegar a entendimento para que as festas fossem ao encontro daquilo que os fiéis entendem que esta festividade religiosa deve ser”, afirmou o presidente da autarquia, o social-democrata Nascimento Cabral, citado no comunicado.
Ao contrário do que tinha sido anunciado pelo reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo, Adriano Borges, a 11 de março, “as festas vão realizar-se com iluminação no Campo de São Francisco e animação musical, assegurada pelo Coral de São José, pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada e por bandas filarmónicas”, avança o município.
Vão ser ainda licenciados três restaurantes na avenida Dinis Moreira da Mota.
A Câmara acrescenta ainda que, em termos de licenciamento, está aberto até 08 de maio de 2022, o período de entrega de requerimentos para ocupação de espaço público destinado ao “comércio a retalho ou restauração e bebida não sedentária” durante aquela festa.
As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres vão decorrer 20 a 28 de maio de 2022 em Ponta Delgada.
A 11 de março, o reitor do Santuário tinha avançado que as Festas do Santo Cristo, suspensas há dois anos devido à pandemia de covid-19, voltariam a realizar-se este ano, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, num novo formato.
O reitor afirmou ainda que não haveria a habitual iluminação no Campo de São Francisco e que apenas a fachada da igreja estaria iluminada:”Não haverá nada de profano no Campo de São Francisco”, acrescentou.
As festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres, consideradas a segunda maior manifestação religiosa do país depois das peregrinações a Fátima, trazem anualmente milhares de peregrinos de todo o mundo até à ilha de São Miguel, oriundos das nove ilhas dos Açores, do continente, assim como dos Estado Unidos da América e do Canadá.
Related Images:
PUBLICIDADE