Coimbra
33 Tasquinhas esperam por si em Mortágua
De 10 a 14 de agosto decorre em Mortágua mais uma edição da Festa da Juventude /Feira das Associações, mais conhecida entre os mortaguenses por Festa das “Tasquinhas”.
PUBLICIDADE
Promovidas pelo Município, em parceria com as Associações do Concelho, as festas voltam a ser ponto privilegiado de (re)encontro dos mortaguenses, juntando-se aos residentes os que estão emigrados e os que vivem noutras zonas do país. É um regresso “a casa” muito ansiado, para gozar as merecidas férias e ao mesmo tempo desfrutar das festas junto dos familiares e amigos.
Nesta época do ano a população residente aumenta em cerca de 1/4, o concelho ganha uma nova vida e a economia uma nova dinâmica, sendo uma agitação benvinda e saudada por todos.
“É uma época de grande alegria para todos nós, um momento muito aguardado, em que mais uma vez Mortágua acolhe os seus filhos de braços abertos, desta feita ainda mais felizes, pois chegam a Portugal, Campeões Europeus!”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Júlio Norte.
São cinco dias plenos de festa, música, cultura e boa gastronomia, em que sobressaem, acima de tudo, os valores da amizade, fraternidade, partilha e convívio, que marcam distintivamente este evento.
Este ano, os mortaguenses e os visitantes em geral, vão encontrar várias surpresas, desde logo uma praça renovada e mais atrativa, com um enquadramento urbano e estético diferente, em resultado da requalificação do Largo 5 de Outubro, local onde estão situadas as tasquinhas.
Durante estes cinco dias espera-se a presença de alguns milhares de visitantes, da região e até doutros pontos mais distante do país, muitos deles “clientes” já habituais que voltam ano após ano.
Os visitantes podem contar com um programa atrativo e diversificado, desde provar a gastronomia rica de sabores tradicionais, assistir a concertos com artistas, bandas nacionais e locais, grupos folclóricos, visitar os stands de artesanato e as exposições de artistas locais.
Mais uma vez o Município mantem a aposta de dar espaço e expressão aos artistas, bandas e artesãos de Mortágua. Durante os cinco dias haverá sempre espaços e momentos em que os artistas locais, nomeadamente os jovens, estarão em plano de destaque.
Ao todo estão disponíveis 33 tasquinhas, dinamizadas por Associações do Concelho. A grande maioria apresenta mostra gastronómica, podendo o visitante saborear pratos de cariz tradicional e regional. Algumas barraquinhas apostam em sobremesas e bebidas. O cardápio integra diariamente cerca de 20 sugestões gastronómicas diferentes.
Não há festa sem música, já diz o povo. Em cada um dos cinco dias de festa haverá um artista ou banda nacional em palco. Miguel Araújo (dia 10), The Black Mamba (dia 11), Amor Electro (dia 12), Agir (dia 13) e Anjos (dia 14), são os cabeças de cartaz. Os concertos começam às 23h00, à exceção do último dia (às 23h45).
Mais uma vez as Bandas Locais vão-se fazer ouvir, com a presença da Filarmónica de Mortágua (dia 10), Daytay (dia 11), Cordas Partidas (dia 12), Smoking Beer e Dj Filipe Matos (dia 13). As atuações decorrem no palco 2, com início às 22 horas.
No último dia das festas realiza-se a XXV Gala Internacional de Folclore, organizada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores. Para além de grupos de várias regiões do país, estarão presentes dois grupos oriundos de Espanha e da Eslováquia, respetivamente. O espetáculo tem início às 21h00.
Pelo terceiro ano consecutivo, os artesãos locais marcam presença na Festa da Juventude/Feira das Associações. Os stands funcionam entre as 19 e as 2h00, à exceção do último dia (domingo) que terá um horário alargado (16h00 -2h00).
O Desporto também tem lugar de destaque no programa da Festa da Juventude. Nos dias 11 e 12 realiza-se a terceira edição do torneio de futsal – “Torneio das Tasquinhas”- , no Pavilhão Municipal, organizado por um grupo de jovens de Mortágua. No dia 13 realiza-se o 16º Prémio de Ciclismo de Mortágua, organizado pelo Velo Clube do Centro. A prova conta para a Taça de Portugal de Elites e tem partida às 12h00 na Avª Assis e Santos. No dia 14 realiza-se o VII Torneio de Tiro aos Pratos, organizado pela Associação de Caça e Pesca de Mortágua. O Torneio decorre entre as 10h00 e as 19h00, no Campo de Tiro da Associação, situado na Zona Industrial.
Este ano, é uma novidade, o certame integra um evento dedicado à expressão cultural e artística denominado ManifestART. Nesta “festa da arte”, artistas e autores locais vão dar vida a cinco espaços que se encontram atualmente devolutos, situados na zona central da Vila e na proximidade do local das festas.
Ao todo estarão representados 8 expositores individuais ligados a diferentes artes (Pintura, Fotografia, Multimédia,) uma Escola de Pintura, 9 autores de livros e 9 jovens artistas ligados à Música, Canto e Teatro.
As exposições decorrem diariamente entre as 15h00 e as 23h00. Em cada dia, pelas 19h30, um espaço receberá uma performance ao vivo.
Related Images:
PUBLICIDADE